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Título: Identidade de gênero no espaço escolar : possibilidades discursivas para superação da heteronormatividade
Autor(es): Gonzalez, Carolina Gonçalves
Orientador(es): Vieira, Viviane Cristina
Coorientador(es): Ungaro, Renée de Palma
Assunto: Análise do discurso - crítica
Identidade social
Identidade de gênero
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Sexualidade
Práticas pedagógicas
Data de publicação: 4-Fev-2019
Referência: GONZALEZ, Carolina Gonçalves. Identidade de gênero no espaço escolar: possibilidades discursivas para superação da heteronormatividade. 2017. 323 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Utilizando as contribuições teóricas e metodológicas da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUH, 2001; 2003), investiguei nesta tese como são representadas as identificações de gênero social, para além das identificações heteronormativas, na formação/capacitação docente, de maneira específica, e no espaço escolar, de maneira ampla. Questões relativas à inclusão das temáticas de gênero e sexualidade tanto em currículos, documentos e normativas sobre educação quanto nas práticas pedagógicas têm sido alvo de polêmicas no contexto atual do Brasil. Há diversos interesses em jogo, sendo o tema alvo de disputas políticas e sociais. Este trabalho contribui para o debate e colabora com as ações de formação em curso no contexto da pesquisa - a educação pública da cidade de Brasília, no Distrito Federal, Brasil- estimulando e apoiando a Educação em Direitos Humanos e Diversidades, de modo a verificar quando e como ocorrem representações e identificações de sujeitos que fogem à heteronormatividade e qual a relação delas com a manutenção de situações de violência e opressão de gênero e sexualidade. Para tanto, foram analisados dois documentos oficiais vigentes no contexto da pesquisa- um trecho dos Parâmetros Curriculares Nacionais e um trecho do Currículo em Movimento da Educação do Distrito Federal- e quatro entrevistas semiestruturadas, realizadas com formadoras e cursistas de cursos de Formação oferecidos pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. Também foram consideradas nas análises práticas sociais envolvidas no processo de formação em gênero e sexualidade. Parti de Halliday (2014) e Martin (2000) como referencial teórico que ancora as análises sobre avaliatividade, Louro (1997) e Butler (1992) como referencial para estudos de gênero e queer. As análises apontam que há contradições discursivas entre os dois documentos em curso que impactam as práticas pedagógicas por sugerirem discursos concomitantemente mais conservadores e mais progressistas. Por outro lado, há em curso ações de formação que reforçam uma emancipação feminina, ancoradas em discursos feministas e queer e que apontam para um uso consciente e crítico da linguagem.
Abstract: Using the theoretical and methodological contributions of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUH, 2001; 2003), I investigated in this thesis how the social gender identifications, in addition to the heteronormative identifications, are represented in teacher training, in a specific way, and in school space, in a broader way. Issues related to the inclusion of gender and sexuality in curriculum, documents and regulations on education as well as pedagogical practices have been subject of controversy in the current context of Brazil. There are several interests at stake, subjects of political and social disputes. This work contributes to the debate and contributes to the ongoing training actions in the context of the research - public education in the city of Brasília, in the Federal District, Brazil - stimulating and supporting Education in Human Rights and Diversities, in order to verify when and how representations and identifications that escape heteronormativity occur and how they relate to the maintenance of situations of violence and oppression of gender and sexuality. For that, two public policies valid in the context of the research - an excerpt from the “Parâmetros Curriculares Nacionais” and an excerpt from the “Currículo em Movimento da Educação do Distrito Federal”- were analyzed, and four semi-structured interviews were carried out with trainers and teachers of training courses offered by the “Secretaria de Educação do Distrito Federal”. Were also considered in the analyzes the social practices involved in the process of training in gender and sexuality. Halliday (2014) and Martin (2000) were the theoretical reference that anchors the analyzes on appraisal, Louro (1997) and Butler (1992) were the references for gender and queer studies. The analyzes point out that there are discursive contradictions between the two current policies that impact on pedagogical practices because they suggest more conservative and more progressive discourses at the same time. On the other hand, there are ongoing training actions that reinforce a feminist emancipation, anchored in feminist and queer discourses that point to a critical consciousness the language use.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2017.
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