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2018_DiogodeLimaSaraiva.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorOliveira, Susane Rodrigues de-
dc.contributor.authorSaraiva, Diogo de Lima-
dc.date.accessioned2019-01-29T15:27:57Z-
dc.date.available2019-01-29T15:27:57Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.date.submitted2018-02-27-
dc.identifier.citationSARAIVA, Diogo de Lima. Cientificismo, religiosidade e racismo nas representações dos mayas na Historia Antigua de Yucatán (1883). 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33845-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2018.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um estudo das representações dos mayas yucatecos veiculadas na obra Historia Antigua de Yucatán (1883) de autoria de Crescencio Carrillo y Ancona, um importante historiador e membro do clero da Igreja Católica que se tornou Bispo de Yucatán em 1887. A partir de uma abordagem discursiva das representações, baseada em Foucault e Stuart Hall, procuramos entender a “política” de tais representações, atentando para o modo como elas se constituíram em matrizes e efeitos de imaginários, crenças religiosas, discursos científicos, comportamentos, práticas, relações étnico-raciais e projetos políticos da elite yucateca em relação aos indígenas da península na segunda metade do século XIX. Com o aporte teórico de uma série de textos ligados ao giro decolonial buscamos explicitar a importância do eurocentrismo e do racismo epistêmico na produção de um discurso histórico sobre o indígena yucateco nesse momento. Para tanto, investigamos as condições de produção da obra; os modelos, epistemologias e regras que nortearam sua elaboração, bem como os sentidos, significados, discursos, identidades, valores, crenças, conceitos, tendências historiográficas, concepções políticas e raciais que informam as suas representações dos antigos mayas. A percepção da historicidade dessas representações possibilita, no presente, processos de questionamento, transformação e desnaturalização de imagens que endossaram a exclusão, inferiorização e marginalização dos mayas na construção da nação mexicana.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCientificismo, religiosidade e racismo nas representações dos mayas na Historia Antigua de Yucatán (1883)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordRacismo epistêmicopt_BR
dc.subject.keywordMéxico - históriapt_BR
dc.subject.keywordHistória - índios do Méxicopt_BR
dc.subject.keywordÍndios da América Central - Maiaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1A study of the representations of Yucatec Mayas in the Historia Antigua de Yucatán (1883), an important historian and member of the Catholic Church who became Bishop of Yucatán in 1887. Based on a discursive approach of representations, based on Michel Foucault and Stuart Hall, we have sought to understand the “politics” of these representations, focusing on the ways in which they affected and begot worldviews, religious beliefs, scientific discourse, behaviors, pracices, ethno-racial relations and the political projects of the Yucatec elite in relation to the indigenous population of the peninsula in the second half of the 19th century. With the theoretical support of a series of texts connected to the decolonial turn, we have highlighted the role eurocentrism and epistemic racism played in the production of historiographic discourse on indigenous peoples during this time. To do so, we have investigated the work’s conditions of production; the models, epistemologies and rules which guided its elaboration, and well as the meanings, discourses, identities, values, beliefs, concepts, trends and political and racial conceptions which informed his representations of the ancient mayas. The perception of the historicity of these representations allows us, in the present, to undertake procedures of questioning, transformation and de-naturalization of the images which endorsed the exclusion, inferiorization and marginalization of the mayas and oter indigenous people in the construction of Mexican nationhood.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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