Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33826
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunoBernardodeAraújo.pdf19,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJorge, Thaïs de Mendonça-
dc.contributor.authorAraújo, Bruno Bernardo de-
dc.date.accessioned2019-01-29T11:36:05Z-
dc.date.available2019-01-29T11:36:05Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.date.submitted2018-08-03-
dc.identifier.citationARAÚJO, Bruno Bernardo de. A mediatização da corrupção política na cobertura do Escândalo do Mensalão: estudos do discurso de imprensa. 2018. 385 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33826-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutoramento procura compreender a mediatização da corrupção política na cobertura jornalística do Escândalo do Mensalão em veículos semanais brasileiros e portugueses. No Brasil, estuda-se a mediatização da corrupção na cobertura das revistas Veja e CartaCapital sobre o tema. Em Portugal, analisamos a representação dos atores sociais na chamada pista portuguesa do Mensalão, na cobertura dos semanários Expresso e Sol e das revistas Sábado, Visão e Focus. Partimos da hipótese de que a corrupção representada nos media resulta de um processo de construção discursiva que oferece formas próprias de leitura do fenômeno, relacionadas à crescente autonomia mediática em face das esferas da política e da justiça. Tratamos, inicialmente, do conceito de mediatização, à luz do pensamento de autores europeus e latino-americanos, segundo os quais os media interferem na sociedade por meio da imposição de lógicas próprias que alteram o funcionamento das diferentes esferas sociais. De seguida, discutem-se as características desse processo sobre a política e a justiça, enfatizando o modo como a lógica dos media interfere no funcionamento e na imagem pública desses campos. Em seguida, tratamos dos conceitos de escândalo e de corrupção como fenômenos sociais, antes de associá-los ao campo da política. A construção dos conceitos cruza olhares epistemológicos da sociologia, do direito, da filosofia e da ciência política. Do mesmo modo, trabalham-se as noções de discurso e discurso jornalístico, como forma de esclarecer a hipótese da pesquisa. O estudo empírico, resultado do cruzamento de técnicas de análise de conteúdo com ferramentas de análise crítica do discurso, mostrou a existência de uma luta discursiva pelos sentidos atribuídos ao Escândalo do Mensalão. Como desdobramento dessa disputa simbólica, identificamos quatro estratégias de mediatização do tema nas revistas brasileiras: a escandalização; a pressão sobre as instituições; o conflito e a personalização. Em Portugal, notou-se a tentativa de localização do problema como ônus brasileiro, bem como a ideia de que a corrupção seria fruto do aliciamento do campo econômico português pela esfera política brasileira.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA mediatização da corrupção política na cobertura do Escândalo do Mensalão : estudos do discurso de imprensapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCorrupção na política - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordCobertura de imprensapt_BR
dc.subject.keywordJornalismopt_BR
dc.subject.keywordMediatização da políticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This doctoral thesis seeks to understand the mediatization of political corruption in the journalistic coverage of the Mensalão Scandal in weekly Brazilian and Portuguese communication vehicles. The magazines Veja and CartaCapital were taken as basis of the proposed analysis concerning the Brazilian scenario. In relation to Portugal, this work analyzes the representation of social actors in the so-called Portuguese evidence of Mensalão by the weekly newspapers Expresso and Sol and the magazines Sábado, Visão and Focus. It is assumed that the corruption as represented in the media arises from a process of discursive construction that offers its own forms of interpretation of the phenomenon, related to the growing autonomy by the media in the spheres of politics and justice. This study starts by dealing with the concept of mediation, in the light of the thinking of European and Latin American authors, according to whom the media interfere in society by imposing their own logics that alter the functioning of different social spheres. Then, the characteristics of this process on politics and justice are discussed, emphasizing how the logic of media channels interferes with the functioning and public representation of these fields. Thereafter, this work deals with the concepts of scandal and corruption as social phenomena, before associating them to the field of politics. The construction of those concepts crosses epistemological glances of sociology, law, philosophy and political science. Similarly, the notions of discourse and journalistic discourse are used as a way of clarifying the research hypothesis. The empirical study resulted from the crossing of content analysis techniques with tools of critical analysis of discourse shows the existence of a discursive struggle for the senses attributed to the Mensalão Scandal. As a result of this symbolic dispute, four strategies of mediatization of the theme in Brazilian magazines are identified: scandalization; the pressure on institutions; conflict and personalization. Conversely, the Portuguese presses attempted to allocate the problem as a burden for Brazil and convey the idea that corruption would be the result of the enticement of the Portuguese economic field by the Brazilian political sphere.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.