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2018_DaniloRafaelSantosdeBrito.pdf5,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGuimarães, Maria de Nazaré Klautau-
dc.contributor.authorBrito, Danilo Rafael Santos de-
dc.date.accessioned2019-01-14T16:56:11Z-
dc.date.available2019-01-14T16:56:11Z-
dc.date.issued2019-01-14-
dc.date.submitted2018-07-04-
dc.identifier.citationBRITO, Danilo Rafael Santos de. Ensino de Genética: proposta para o ensino superior. 2018. 75 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33788-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA variedade de abordagens desenvolvidas e utilizadas para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos permite afirmar que os conceitos científicos são a pedra fundamental no ensino de Ciências. A aprendizagem de conceitos é algo moroso e não linear. Atualmente, é indiscutível a presença, em maior ou menor grau, da Ciência no cotidiano dos cidadãos. Nesse contexto, o ensino da Biologia, com especial ênfase no ensino da Genética, apresenta um papel importante no processo de formação de cidadãos conscientes e críticos frente às novidades científicas. Diversos autores apontam a Genética como a área da Biologia em que os estudantes apresentam, de longe, maior dificuldade de entendimento, independente do nível de ensino. A falta de contextualização no ensino de Genética faz com que os estudantes sejam incapazes de distinguir conceitos básicos como os de genoma, cromatina, gene, cromossomo e DNA e a prevalência dos conhecimentos prévios e concepções alternativas ao conhecimento científico que os estudantes carregam consigo e suas implicações na formação e desenvolvimento de conceitos. Consideramos primordial que o professor conscientize-se sobre a pluralidade de obstáculos que o processo de ensino e aprendizagem em Genética apresenta. Em vista dessa problemática, nosso objetivo foi a proposição e o desenvolvimento de uma Sequência Didática com o apoio de objetos de aprendizagem, apoiada na Teoria do Perfil Conceitual (TPC) do conceito de genoma e suas relações, que possibilitou tornar mais efetivo o ensino e aprendizagem dos conceitos básicos em Genética, levando em conta a utilização das novas tecnologias e novas abordagens metodológicas. Quanto à perspectiva metodológica, a pesquisa foi pautada na análise qualitativa, porém, os dados receberam tratamento quantitativo por meio de tabulações das informações. A pesquisa foi realizada de forma colaborativa com geração descritiva de dados, em uma turma de estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Biologia na disciplina de Genética da UnB, Campus Darcy Ribeiro.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de Genética : proposta para o ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGenética - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordGenomapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The variety of approaches developed and used for the teaching and learning of scientific concepts makes it possible to affirm that scientific concepts are the cornerstone in science teaching. The learning of concepts is something slow and non-linear. Nowadays, the presence, to a greater or lesser degree, of Science in the daily life of citizens is indisputable. In this context, the teaching of Biology, with special emphasis on the teaching of Genetics, plays an important role in the process of training citizens who are aware and critical of scientific novelties. Several authors point to Genetics as the area of Biology in which students have, by far, greater difficulty in understanding, regardless of the level of education. The lack of contextualization in the teaching of genetics makes students unable to distinguish basic concepts such as genome, chromatin, gene, chromosome and DNA, and the prevalence of prior knowledge and alternative conceptions of scientific knowledge that students carry with them and their implications in the formation and development of concepts. We consider it essential that the teacher becomes aware of the plurality of obstacles that the teaching and learning process in Genetics presents. In view of this problem, our objective was the proposition and development of a Didactic Sequence with the support of learning objects, supported in the Conceptual Profile Theory (TPC) of the genome concept and its relations, which made teaching and learning of the basic concepts in Genetics, taking into account the use of new technologies and new methodological approaches. Regarding the methodological perspective, the research was based on the qualitative analysis, however, the data received quantitative treatment through tabulations of the information. The research was carried out in a collaborative way with a descriptive generation of data, in a group of undergraduate students of the Biology undergraduate course in the Genetics discipline of UnB, Campus Darcy Ribeiro.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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