Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Hermínia Maria Campos | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T19:08:31Z | - |
dc.date.available | 2019-01-08T19:08:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-08 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-01 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Hermínia Maria Campos. Educação ambiental na escola: o caso do projeto “Alfabetização Ambiental e Ciclos Biológicos”. 2018. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33761 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo dessa investigação é analisar os impactos do Projeto Alfabetização
Ambiental e Ciclos Biológicos (AACB) em sua implementação na escola e na comunidade da
Escola Classe 410 de Samambaia (EC410). As reflexões se pautaram no sentido de evidenciar
como o projeto se desenvolveu e se consolidou na escola a partir de práticas pedagógicas e
seu monitoramento, e quais foram os impactos desse projeto na comunidade escolar e nos
alunos da alfabetização após 7 anos de sua implementação. Os resultados da análise
indicaram que trabalhar o conceito com a criança a partir da organização sistêmica do ensino
de ciências na escola e sua interação com a educação ambiental proporciona mudanças na
cultura, o que significa possibilidades de incorporação nas condutas, nas formas de
comportamento mais potencializadas e comprometidas com uma consciência crítica cidadã. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental na escola : o caso do projeto “Alfabetização Ambiental e Ciclos Biológicos” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclos biológicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this investigation is to analyze the impacts of the “Environmental
Literacy and Biological Cycles Project (AACB)” over the school Escola Classe 410 de
Samambaia (EC410), in Samambaia, Brasília, Brazil, and its community. Under the political
ecology perspective, the work aimed to highlight how the project developed in the aforesaid
school, with the use and monitoring of pedagogical practices. Also, the work analyzes which
were the impacts of the Project on the community and with literacy students, seven years after
its implementation. The results indicate that working the concepts from a perspective of a
systemic organization of sciences teaching and its integration with environmental education is
effective in the sense of cultural change: changing the behavior towards a more committed
way to a citizen critical consciousness. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|