Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Beaklini Filho, José Felippe | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Renan Pinheiro de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-07T18:10:41Z | - |
dc.date.available | 2019-01-07T18:10:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2018-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Renan Pinheiro de. Física médica aplicada ao ensino de física das radiações: um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs. 2018. x, 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33747 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma sequência
didática para o ensino de Física das Radiações tomando como base a
aplicação na Medicina. Para isso, foi criado um roteiro de atividades utilizando
um material de apoio com slides, vídeos e animações. Aplicado em outro
contexto social e econômico, esse material nos mostrou falhas que precisaram
ser corrigidas. A nova aplicação explorou o uso de Tecnologias da Informação
e Comunicação (TICs), utilizando simulações computacionais o que culminou
na criação de um site desenvolvido pelos alunos, com código aberto, como
parte de um Produto Educacional, para ser disponibilizado para professores
que quiserem usar a informação contida e até mesmo expandir o que já existe.
A exposição das aulas foi baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de
David Ausubel e auxiliada pelos Mapas Conceituais de Joseph Novak, se
mostrando promissoras e com resultados satisfatórios. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs | pt_BR |
dc.title.alternative | Medical physics applied to the teaching of radiation physics : an experience report on the creation and application of a didactic sequence for high school using TICs | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Didática - ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino - ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Radiação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física médica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Araújo, Francisco de | - |
dc.description.abstract1 | The present dissertation regards the development of a didactic sequence
for teaching Radiation Physics based on future applications in Medicine. For
this matter, a script of activities was created, which includes guidelines with
slides, videos and animations. When applied to other social and economic
contexts, this material showed flaws that are yet to be corrected. The new
application explored the use of Information and Communication Technologies
(TICs), applying computational simulations, culminating in the creation of a
website developed by the students, with open source configuration, as part of
an Educational Product, to be made available to teachers who choose to use
such information and even expand what already exists. The lecture was based
on David Ausubel's Theory of Significant Learning and aided by Joseph Novak's
Conceptual Maps, showing promise and satisfactory results. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|