Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33739
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TecnologiasDigitaisInformacao.pdf345,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tecnologias digitais da informação e comunicação na graduação em Enfermagem : relato de uma atividade pedagógica
Outros títulos: Digital information and communication technologies in nursing undergraduate : report of a pedagogical activity
Tecnologías digitales de la información y comunicación en el curso de grado em Enfermería : informe de una actividad pedagógica
Autor(es): Franzoi, Mariana André Honorato
Silveira, Aline Oliveria
Assunto: Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Educação superior
Tecnologias de informação e comunicação
Comunicação
Data de publicação: 2018
Editora: Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-EE/UFMG
Referência: FRANZOI, Mariana André Honorato; SILVEIRA, Aline Oliveria. Tecnologias digitais da informação e comunicação na graduação em Enfermagem: relato de uma atividade pedagógica. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 22: e-1145, 2018. DOI 10.5935/1415-2762.20180076. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1288. Acesso em: 07 jan. 2019.
Resumo: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, com o objetivo de descrever o uso de diferentes tecnologias digitais da informação para a tradução e comunicação de conhecimento científico desenvolvido em uma disciplina de graduação do curso de Enfermagem de uma instituição pública de ensino superior no ano de 2017. Foram produzidos e divulgados conhecimentos baseados em evidências e de fácil compreensão sobre os temas propostos por meio de diferentes recursos tecnológicos de comunicação, como vídeos, blog, páginas em redes sociais e cartilha digital. Essa experiência estimulou a interação dos estudantes com a sociedade, pois profissionais, estudantes de outra instituição de ensino e comunidade externa realizaram perguntas e comentários sobre os temas especialmente nas páginas elaboradas em redes sociais. Concluiu-se que a experiência pedagógica foi exitosa por ter viabilizado a produção e divulgação de conhecimentos científicos de Enfermagem por meio do uso de tecnologias digitais criativas e interativas para com a comunidade externa, o que evoca a responsabilidade e compromisso social da universidade.
Abstract: This is an experience report with the aim to describe the experience about the use of different digital information and communication technologies for the dissemination and translation of the knowledge developed in a nursing undergraduate course of a Public Higher Education Institution in the year 2017. Knowledge based on evidence and easy to understand about the themes proposed through different technological resources of communication such as videos, blog, pages in social networks and digital booklet were produced and divulged. This experience stimulated the student’s interaction with society, since professionals, students from another institution and external community asked questions and comments about the topics especially in the pages elaborated in social networks. It is concluded that the pedagogical experience was successful for enabling the production and dissemination of scientific knowledge of nursing using digital creative and interactive technologies to the external community, which evokes the responsibility and social commitment of the university.
Resumen: Se trata de un informe de experiencia con el objetivo de describir el uso de diferentes tecnologías digitales de la información para la traducción y divulgación de los conocimientos científicos adquiridos en una asignatura del curso de grado en enfermería de una institución pública de enseñanza superior en 2017. Se elaboraron y divulgaron conocimientos basados en evidencias, de fácil comprensión, sobre temas propuestos por medio de diferentes recursos tecnológicos de comunicación tales como videos, blogs, páginas en redes sociales y cartillas digitales. La experiencia fomentó la interacción de los estudiantes con la sociedad, pues profesionales, estudiantes de otra institución de enseñanza y de la comunidad externa hicieron preguntas y comentarios sobre los temas, especialmente en las páginas de las redes sociales. Se concluye que la experiencia edagógica fue exitosa por haber permitido la producción y divulgación de conocimiento científico de enfermería por medio del uso de tecnologías digitales creativas e interactivas para con la comunidad externa, lo cual evoca la responsabilidad y compromiso social de la universidad.
Licença: Revista Mineira de Enfermagem - Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License CC BY.
DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20180076
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.