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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCeleste, Leticia Corrêapt_BR
dc.contributor.authorLima, Aveliny Mantovanpt_BR
dc.contributor.authorSeixas, Juliana Moura Alvespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Milena Assis dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Eduardo Magalhães dapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:57:43Z-
dc.date.available2019-01-02T13:57:43Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationCELESTE, Leticia Corrêa et al. Treinamento da performance comunicativa em universitários da área da saúde. Audiol., Commun. Res., São Paulo, v. 23, e1879, 2018 . DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1879. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312018000100303&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 jan. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33724-
dc.description.abstractIntrodução: A expressão do conhecimento é um desafio na vida dos alunos no ensino superior. Objetivo: Avaliar a eficácia da intervenção fonoaudiológica por meio do programa Treinamento da Performance Comunicativa (TAPCo) para universitários. Métodos: Participaram desta pesquisa 26 universitários de ambos os gêneros e de quatro diferentes cursos da área da saúde. A pesquisa foi realizada em seis etapas, a saber: registro audiovisual de uma apresentação oral dos discentes antes do treinamento; treinamento das habilidades comunicativas por meio do programa TAPCo; registro audiovisual após o treinamento; tabulação dos dados obtidos pelos pesquisadores; avaliação randomizada e cega dos 26 discentes, por três fonoaudiólogas não participantes da pesquisa, de forma qualitativa; autoavaliação dos participantes. O TAPCo foi composto por oito sessões de treinamento, que envolveram os seguintes aspectos: vestuário, expressão corporal e facial, fala e voz. Resultados: Houve melhora, com diferença estatisticamente significativa, em todos os aspectos treinados, de acordo com a autoavaliação. Quanto à avaliação qualitativa das juízas, observou-se que a classificação predominante foi boa, em todos os aspectos avaliados. No aspecto vestuário, houve maior presença do indicador indiferente. O aspecto fala e voz apresentou a maior predominância da qualificação excelente. Conclusão: Tanto as avaliações das juízas, quanto as autoavaliações, mostraram a eficiência do TAPCo para o treinamento de estudantes universitários. Embora a autoavaliação tenha apresentado algumas divergências em relação à avaliação das juízas, esse procedimento se mostrou uma excelente ferramenta de acompanhamento da evolução do TAPCo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAcademia Brasileira de Audiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTreinamento da performance comunicativa em universitários da área da saúdept_BR
dc.titleCommunicative performance training in university health studentspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordCapacitaçãopt_BR
dc.subject.keywordFalapt_BR
dc.subject.keywordVozpt_BR
dc.rights.licenseThis is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1879pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: Knowledge expression is a challenge in the lives of students in higher education. Purpose: Evaluation of the efficacy of Speech-Language Pathology intervention in a Communicative Performance Training (TAPCo) program for university students. Methods: Twenty six students of both genres and from four different health courses participated in this study. The research was carried out in six stages: audiovisual record of an oral presentation of the students before the training; training of communicative skills through the TAPCo program; audiovisual recording after training; tabulation of participants by the researchers of this paper; randomized and blinded qualitative evaluation by three Speech-Language Pathologists that did not participate of the research of the 26 students, and; self-assessment performed by the 26 participants. The TAPCo was composed of eight training sessions that involved the following aspects: dress code, body and facial expression, voice and speech. Results: There was significant difference, according to self-assessment, in all trained aspects. Regarding the qualitative classification of judges’ evaluations, it was observed that good was predominant in all evaluated aspects. In the dress code aspect was observed that there was a greater presence of the indifferent indicator. The speech and the voice aspects presented the highest predominance of the excellent qualification. Conclusion: Both the evaluations of the judges and the self-assessments showed the efficiency of TAPCo in training university students. Although the self-assessment presented some divergences compared to the judges’ evaluation, this procedure proved to be an excellent tool to monitor the evolution of TAPCo.-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)pt_BR
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