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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCeleste, Letícia Corrêapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Edlaine Souzapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Naira Rúbia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorAlves, Luciana Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:57:33Z-
dc.date.available2019-01-02T13:57:33Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationCELESTE, Letícia Corrêa et al. Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. CoDAS, São Paulo, v. 30, n. 1, e20170034, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019. Epub Feb 08, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33719-
dc.description.abstractObjetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleParâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeProsodic parameters of reading in 2nd to 5th grade students-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEstudantespt_BR
dc.subject.keywordFluênciapt_BR
dc.subject.keywordProsódiapt_BR
dc.subject.keywordVelocidade de leiturapt_BR
dc.subject.keywordVariação melódicapt_BR
dc.rights.license(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017034pt_BR
dc.description.abstract1Purpose Characterize and compare melodic variation and reading speed and verify their evolution throughout the development of schooling. Methods The reading of 78 Elementary School (2nd to 5th grade) students was analyzed using the Praat program with regards to the parameters of melodic variation (F0) and reading speed (Duration). Statistical measures (mean and standard deviation) were taken and the Student´s t-test was applied at significance level of 5%. Results Melodic variation and reading speed increased as schooling progressed, especially during 5th grade. Conclusion Melodic variation increases as schooling progresses, mainly during 5th grade. First minute of reading analysis is sufficient to assess reading speed, not being necessary to analyze the full text.-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)pt_BR
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