Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Thiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Lívia Freitas Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-02T13:56:32Z | - |
dc.date.available | 2019-01-02T13:56:32Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Thiago; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 693-1723, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000401693&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2019. Epub Aug 06, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33680 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Curriculum and history teaching : a state of the knowledge in Brazil | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículos | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em:
<http://creativecommons.org/licenses/by/4.0>. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The premise of this article is the search for a critical training in Brazilian Pedagogy courses can materialize a powerful knowledge (Young, 2007) if the prescribed curriculum (Sacristán, 2000) assigns to History teaching the same density as to other disciplines. It was developed a documental analysis to establish the state of the knowledge, through the exam of texts published by the National Association of Researchers in Education, at the National Meeting of Didactics and Teaching Practices and exploration of texts found in SciELO network. The categories chosen - pedagogy, curriculum, integration/interdisciplinarity and History teaching - establish a dialogue with the central issue and with the research question. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|