Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33675
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EmergenciaReacaostetica.pdf621,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A emergência da reação estética da criança na atividade musical
Outros títulos: The emergence of musical aesthetic reaction in children
Autor(es): Prestes, Zoia Ribeiro
Tunes, Elizabeth
Pederiva, Patrícia Lima Martins
Terci, Carla
Assunto: Estética
Desenvolvimento
Crianças
Data de publicação: 2018
Editora: Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia
Referência: PRESTES, Zoia Ribeiro et al. A emergência da reação estética da criança na atividade musical. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, p. 46-57, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22409/1984-0292/ v30i1/1496. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922018000100046&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2019.
Resumo: Com base na psicologia histórico-cultural, o presente projeto teve por objetivo estudar a emergência da reação estética na criança. Para tanto, foram realizadas sessões de audição musical dialogada com crianças na faixa etária dos sete aos doze anos de idade. Elas ouviam alguns trechos de composições musicais previamente escolhidos pelos pesquisadores e, em seguida, seu diálogo com eles foi gravado por meio de vídeos. Foram observadas suas reações (gestos, expressões e comentários), no decorrer da audição e, após, indagou-se se sentiram ou não alguma emoção e, em caso positivo, se conseguiam identificar quais foram as reações emocionais sentidas. Os dados obtidos foram analisados com vistas à descrição de suas reações e com base nos estudos da teoria histórico-cultural. Verificou-se, ao longo da análise dos resultados, que as sessões de audição musical dialogada mostram-se uma atividade adequada para o estudo da emergência da reação estético-musical na criança a partir de sete anos de idade.
Abstract: Based on cultural-historical psychology, this project aimed to study the emergence of aesthetic response in children. Thus, we carried out music listening sessions with children aged seven to twelve. They heard snippets of musical compositions previously chosen by the researchers, and then, their dialogue with them was recorded on camera. Their reactions were observed (gestures, expressions and comments) in the course of the session. After that, they were asked whether or not they felt some emotion and, if so, whether they could identify which were the emotional reactions experienced. The data were analyzed in order to describe their reactions, based on the cultural-historical psychology. Analysing these results, it was found that music listening sessions carried out along with conversation are suitable for the study of the emergency of aesthetic response in children aged seven or more.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença: (CC BY) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/1984-0292/ v30i1/1496
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.