Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rezende, Renato Cabral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-02T13:54:16Z | - |
dc.date.available | 2019-01-02T13:54:16Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.citation | REZENDE, Renato Cabral. Políticas públicas como tema de produção textual: uma análise bakhtiniana de cinco edições da prova de redação do ENEM. Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 18, n. 3, p. 485-506, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-180303-11517. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322018000300485&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33581 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar a construção do tema de cinco edições da prova de redação do ENEM que tiveram como objeto de sentido (BAKHTIN, 2000) infância e/ou juventude. Almeja discutir construção temática da prova de redação a partir da relação entre o conceito de tema, segundo Bakhtin (2000) e Bakhtin/Volochinov (2004), e os conceitos de políticas públicas e ciclo de políticas públicas, do campo da administração pública, segundo Secchi (2014). A análise mostra um enfoque sobre como o Estado pode voltar-se para a discussão e/ou solução de problemas que possam ferir direitos da infância e da adolescência. Conclui reafirmando a necessidade de leitura da prova de redação do ENEM como um incentivo ao ensino de leitura e produção textual por meio de projetos interdisciplinares na/para a discussão de políticas públicas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Sul de Santa Catarina | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas como tema de produção textual : uma análise bakhtiniana de cinco edições da prova de redação do ENEM | pt_BR |
dc.title.alternative | Public policies as the theme for text production : a bakhtinian analysis of five editions of ENEM composition exam | - |
dc.title.alternative | Políticas públicas como tema de producción textual: un análisis basado en Bajtín de cinco ediciones de la prueba de redacción del ENEM | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) - Este texto está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-180303-11517 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims at analyzing the theme construction of five editions of ENEM composition exam. These editions had as its theme object (BAKHTIN, 2000) infancy and/or youth. We intend to discuss the thematic construction of the composition exam based on the concept of theme, according to Bakhtin (2000) and Bakhtin/Volochinov (2004), and the concepts of public policies and cycle of public policies, according to Secchi (2014). The analysis has shown a focus on how State can debate problems that might interfere in the rights of infancy and youth. We conclude by restating the need of understanding the ENEM composition exam as an inducement to the teaching process of texts reading and texts production bias interdisciplinary projects which involve the discussion of public policies. | - |
dc.description.abstract2 | Este trabajo tiene por objetivo analizar la construcción de tema de cinco ediciones de la prueba de redacción del ENEM, que tuvieron como objeto de sentido (BAKHTIN, 2000) infancia y/o juventud. Almeja discutir construcción temática de la prueba de redacción desde la relación entre el concepto de tema, de acuerdo con Bajtín (2000) y Bajtín/Volochinov (2004), y los conceptos de políticas públicas y ciclo de políticas públicas, del campo de la administración pública, basado en Secchi (2014). El análisis muestra un enfoque sobre cómo el Estado se puede volver para la discusión y/o solución de problemas posibles de herir derechos de la infancia y de adolescencia. Concluye reafirmando la necesidad de lectura de la prueba de redacción del ENEM como un incentivo para enseñanza de lectura y producción textual por medio de proyectos interdisciplinares en la o para la discusión de políticas públicas. | - |
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