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dc.contributor.authorMamede, Walnerpt_BR
dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:54:13Z-
dc.date.available2019-01-02T13:54:13Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationMAMEDE, Walner; ABBAD, Gardênia S. Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva: avaliação conforme a taxonomia de Bloom. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e169805, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100309&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 maio 2019. Epub 17-Nov-2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33578-
dc.description.abstractOs mestrados profissionais são um instrumento de uma política maior de flexibilização da pós-graduação brasileira. Como tais, visam a uma aproximação entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho em geral. Para tanto, necessitam romper as barreiras que separam esses dois mundos e uma das estratégias concentra-se na prática didática, a qual está intimamente relacionada com os objetivos educacionais traçados e que a orientam. Sendo a falta de clareza dos objetivos uma causa comum de insucessos na sala de aula, o presente trabalho buscou avaliar os objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva, de uma universidade federal brasileira. Para o estudo proposto, utilizamos como método de pesquisa a análise documental e como referência teórica os princípios da taxonomia de Bloom. Concluímos que o caso estudado necessita aprimorar a construção de seus objetivos educacionais, a fim de permitir um melhor direcionamento de suas práticas pedagógicas, contribuindo para uma efetiva aproximação ensino-serviço, no âmbito da saúde coletiva, sem o que tenderá a reproduzir a perspectiva ideológica dos mestrados acadêmicos, na qual a aplicabilidade social do conhecimento produzido, a despeito de sua relevância científica, é contingente e condicionada pela capacidade individual do egresso e não por sua definição como um indicador de resultado do próprio programa.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleObjetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva : avaliação conforme a taxonomia de Bloompt_BR
dc.title.alternativeEducational goals in a professional master degree in Public Health : assessment according Bloom’s Taxonomy-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSaúde coletivapt_BR
dc.subject.keywordPós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.rights.licenseEducação e Pesquisa - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100309&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 maio 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805pt_BR
dc.description.abstract1The professional master programs are an instrument of a more comprehensive policy intended to make graduate studies in Brazil more flexible. As such, they have the purpose of bringing academia closer to the world of labor in general. In order to do so, they need to break the barriers between these two worlds and one of the strategies focuses on didactic practice, which is closely related to and guided by educational objectives. Since the lack of clarity concerning objectives is a common cause of failure in the classroom teaching, this study sought to evaluate the educational objectives of a professional master’s degree in Public Health provided by a Brazilian federal university. For the proposed study, we used the documentary analysis an theoretical framework was Bloom´s Taxonomy principles. We concluded that the case in question needs to improve the definition of its educational objectives, in order to allow a better targeting of its pedagogical practices, to contribute to effectively bring teaching and service closer in the field of Public Health. Without that, it will tend to reproduce the ideological perspective of academic master programs, in which the social applicability of the knowledge produced, despite its scientific relevance, is contingent to and conditioned by the individual capacity of and not by its definition as an indicator of results of the program.-
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