Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33550
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EstudoFotograficoArte .pdf352,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRink, Anitapt_BR
dc.contributor.authorVasques Menezes, Ionept_BR
dc.contributor.authorMettrau, Marsyl Bulkoolpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:53:40Z-
dc.date.available2019-01-02T13:53:40Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationRINK, Anita; VASQUES-MENEZES, Ione; METTRAU, Marsyl Bulkool. Estudo fotográfico da arte urbana: da aventura proibida ao engajamento político. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 38, n. 2, p. 332-346, abr./jun. 2018. dOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002512017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000200332&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33550-
dc.description.abstractExpressões semióticas constituem-se por imagens carregadas de valores e conceitos que estão amplamente presentes no meio urbano e tornaram-se um fenômeno cultural da atualidade. A arte de rua é uma das formas de semiótica que tende a modificar o cotidiano social da cidade, embelezando, denunciando ou mesmo sendo incompreensível ao transeunte em geral. Este estudo, partindo de uma perspectiva histórico-social, tem o objetivo de indicar como as interferências da arte urbana produzem cultura e influenciam a construção do processo societário. Os dados foram coletados por meio de 100 fotografias feitas em municípios do Rio de Janeiro entre os meses de março de 2013 e abril de 2015 e entrevistas com 17 artistas de rua, tratadas pela análise de sentido. Os resultados sugerem que, embora exista uma codificação semiótica dominante nos espaços urbanos, a atuação dos artistas de rua expõe inúmeras outras vozes sociais que apresentam novas linguagens artísticas e atuações no espaço público que funcionam como micropolítica. Conclui-se que a arte de rua influencia a sociedade e ajuda a desnaturalizar a semiótica capitalista, democratizando as cidades e favorecendo que se entendam os locais públicos como sendo de uso comum.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherConselho Federal de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo fotográfico da arte urbana : da aventura proibida ao engajamento políticopt_BR
dc.title.alternativePhotographic study of urban art : from torbidden adventure to political engagement-
dc.title.alternativeEstudio fotográfico del arte urbano : de la aventura prohibida al compromiso político-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordArte de ruapt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordSingularidadept_BR
dc.subject.keywordAmbiente urbanopt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Ciência e Profissão - (CC BY) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000200332&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 abr. 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002512017pt_BR
dc.description.abstract1Semiotic expressions are constituted by images which carry values and concepts that are widely present in urban areas and have become a cultural phenomenon these days. Street art is one of the forms of semiotics that tends to modify the social daily life of the cities, beautifying, denouncing, or even being incomprehensible to the passerby. This study, using a historical-social perspective, aims to indicate how the interferences of urban art produce culture in general and influence the construction of society itself. Data was collected through 100 photographs taken in cities around Rio de Janeiro State between March 2013 and April 2015 and interviews with 17 street artists studied by the analysis of meaning method. The results suggest that although there is a dominant semiotic form of codification of the urban spaces, the performance of street artists exposes countless other social voices that introduce new artistic languages and performances in the public spaces and act as micropolitics. We conclude that street art influences society and helps to denaturalize capitalist semiotics by democratizing cities and favoring the understanding of public places as places of common use.-
dc.description.abstract2Las expresiones semióticas se constituyen por imágenes cargadas de valores y conceptos que están ampliamente presentes en el medio urbano y se han convertido en un fenómeno cultural de la actualidad. El arte de calle es una de las formas de semiótica que tiende a modificar el cotidiano social de la ciudad, embelleciendo, denunciando, o aun siendo incomprensible al transeúnte en general. Este estudio, partiendo de una perspectiva histórico-social, tiene el objetivo de indicar cómo las interferencias del arte urbano producen cultura e influencian la construcción del proceso societario. Los datos fueron recolectados por medio de 100 fotografías tomadas en municipios de Río de Janeiro entre los meses de marzo de 2013 y abril de 2015 y entrevistas con 17 artistas callejeros, tratadas por el análisis de sentido. Los resultados sugieren que aunque existe una codificación semiótica dominante en los espacios urbanos, la actuación de los artistas callejeros expone innumerables otras voces sociales que presentan nuevos lenguajes artísticos y actuaciones en el espacio público que funcionan como micropolítica. Se concluye que el arte de calle influye en la sociedad y ayuda a desnaturalizar la semiótica capitalista, democratizando las ciudades y favoreciendo que se entiendan los lugares públicos como de uso común.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.