Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33546
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AutoavaliacaoInstitucionalConstrucao.pdf842,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Girlene Ribeiro dept_BR
dc.contributor.authorBedritichuk, Amanda Guedes Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:53:35Z-
dc.date.available2019-01-02T13:53:35Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationJESUS, Girlene Ribeiro de; BEDRITICHUK, Amanda Guedes Andrade. Autoavaliação institucional: construção e validação de um questionário para o professor. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 628-647, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300628&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2019. pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33546-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo construir e validar um questionário que contemple a percepção docente no processo de autoavaliação institucional da Universidade de Brasília. Para tanto, foram considerados os eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi realizada pesquisa bibliográfica e um grupo focal foi conduzido com docentes. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma primeira versão do questionário, que passou por um refinamento por meio da avaliação de seis juízes. A versão final do instrumento foi enviada pela internet aos docentes da UnB. Os resultados indicaram relevantes evidências de validade da estrutura composta por três fatores: Infraestrutura física; Planejamento, Avaliação, Desenvolvimento e Gestão Institucional e Políticas acadêmicas e gestão do corpo docente. Conclui-se, que o questionário de autoavaliação institucional a ser respondido pelo docente apresentou evidências suficientes para ser incorporado ao processo de autoavaliação da Universidade de Brasília.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPublicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAutoavaliação institucional : construção e validação de um questionário para o professorpt_BR
dc.title.alternativeInstitutional self-evaluation : constructing and validating a professor questionnaire-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordSinaespt_BR
dc.subject.keywordProfessores - avaliaçãopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300004pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to construct and validate a questionnaire that considers the professor’s perception in the institutional self-evaluation process at University of Brasilia. Therefore, Sinaes axes, bibliography research and a focus group with professors were considered. Based on this information we constructed a preliminary version of the questionnaire, which was refined by the assessment of six judges. The questionnaire final version was sent by Internet to UnB professors. The results indicate important validity evidences of structure composed by three factors: Physical Infrastructure; Planning, Evaluation, Development and Institutional Management and Academic politics and professor management. We conclude that the institutional self-evaluation questionnaire to be answered by the professors presented sufficient evidence to be incorporated to University of Brasilia self-evaluation process.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.