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Título: Avaliação externa, autoavaliação e o PDI
Outros títulos: External evaluation, self-evaluation and PDI
Autor(es): Griboski, Claudia Maffini
Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda
Hora, Paola Matos da
Assunto: Ensino superior
Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil)
Desenvolvimento institucional
Data de publicação: 2018
Editora: Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
Referência: GRIBOSKI, Claudia Maffini; PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda; HORA, Paola Matos da. Avaliação externa, autoavaliação e o PDI. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 178-197, mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000100010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000100178&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2019.
Resumo: Este artigo tem como objetivos discutir o significado da institucionalização do instrumento de avaliação institucional externa do Sinaes e analisar, na perspectiva do instrumento em vigor, os efeitos produzidos para avaliação pelos indicadores de qualidade criados em 2008. No primeiro caso, discute a importância atribuída nesse instrumento ao Plano de Desenvolvimento Institucional e à autoavaliação. No segundo caso, compara o Conceito Institucional, referência de qualidade da avaliação institucional, e o Índice Geral de Cursos, referência de qualidade extraída a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, como medidas para avaliar a implementação daquele plano. A comparação se baseia em resultados das avaliações de 116 instituições de educação superior, cujos cursos obtiveram CPC satisfatório nos três ciclos avaliativos do Sinaes, mostrando semelhanças e diferenças encontradas nesses resultados. As conclusões indicam que a divulgação desarticulada do IGC e do conceito institucional, é expressão da reduzida relevância atribuída ao PDI no processo avaliativo e na gestão das instituições, sugerindo que o aprimoramento do Sinaes demanda imprimir tratamento mais orgânico aos três componentes deste sistema, e mudanças na forma de divulgação.
Abstract: This article has the purpose to discuss the meaning of the Sinaes external institutional evaluation instrument, and to analyze, from the view of the actual tool, the evaluation’s effects produced by the quality indicators created in 2008. First, it discusses the relevance assigned on that instrument to Institutional Development Plan and to self-evaluation. Second, it compares the Institutional Concept, institutional quality, and the General Courses Indicator, a reference of quality extracted from the National Survey of Student Performance, as procedures for evaluate that plan. The comparison is based on the evaluation’s results of 116 higher education institutions, whose courses obtained satisfactory CPC in three Sinaes’ evaluations cycles, showing its similitudes and differences. The conclusions indicated that the disconnected publicizing of IGC and of the institutional concept expresses the little relevance attributed to IDP in the evaluative process and even in the institutions management. It suggests that Sinaes improvement demands a more organic treatment of the system’s components, and introducing of changes in its publicizing way.
Licença: Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000100010
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