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ARTIGO_DimensaoSubjetivaQueixa.pdf345,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorLopes, Telma Silva Santanapt_BR
dc.contributor.authorRossato, Maristelapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:53:22Z-
dc.date.available2019-01-02T13:53:22Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Telma Silva Santana; ROSSATO, Maristela. A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 2, p. 385-394, maio/ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011363. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200385&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33534-
dc.description.abstractEste artigo objetiva contribuir para a compreensão da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem no que se refere à queixa de dificuldades de aprendizagem escolar, entendo-a em sua dimensão subjetiva. A pesquisa foi orientada pela Epistemologia Qualitativa e pela Teoria da Subjetividade de González Rey, ambas apoiadas na abordagem histórico-cultural. As atividades de produção das informações foram realizadas em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Destacamos como contribuição da pesquisa que as configurações subjetivas perpassam processos de produções de sentidos que podem fundamentar concepções de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, como também orientam ações e relações pedagógicas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolarpt_BR
dc.titleThe subjective dimension of the complaint of school learning difficultiespt_BR
dc.titleDimensión subjetiva de la queja de dificultades de aprendizaje escolarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRendimento escolarpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordSubjetividade-
dc.rights.licenseLicense information: This is an open-access article distributed under the terms of the License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011363pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to contribute to the comprehension of the complexity of teaching and learning processes in relation to the complaint of learning difficulties in school, understood in its subjective dimension. The research was guided by the Qualitative Epistemology and the Subjectivity Theory of González Rey, both supported in the historical-cultural approach. The information production activities were carried out in a public school in the Distrito Federal, with two teachers. We emphasize, as a contribution of the research, that the subjective configurations permeate processes of sense production that can base conceptions of teaching, development, and learning, as well as guide actions and pedagogical relationships.-
dc.description.abstract2En este artículo se tiene por objetivo contribuir a la comprensión de la complejidad de los procesos de enseñanza y aprendizaje en lo que se refiere a la queja de dificultades de aprendizaje escolar, la entiendo en su dimensión subjetiva. La investigación fue orientada por la Epistemología Cualitativa y por la Teoría de la Subjetividad de González Rey, ambas apoyadas en el abordaje histórico-cultural. Las actividades de producción de las informaciones fueron realizadas en una escuela pública del Distrito Federal, con dos profesoras. Destacamos, como contribución de la investigación que las configuraciones subjetivas atraviesen procesos de producciones de sentidos que pueden fundamentar concepciones de enseñanza, desarrollo y aprendizaje, como también orientan acciones y relaciones pedagógicas.-
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