Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33533
Files in This Item:
File SizeFormat 
2175-3539-pee-22-01-151.pdf408,27 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPeres, Silvana Goulartpt_BR
dc.contributor.authorNaves, Renata Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorBorges, Fabrícia Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:53:20Z-
dc.date.available2019-01-02T13:53:20Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationPERES, Silvana Goulart; NAVES, Renata Magalhães; BORGES, Fabrícia Teixeira. Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 22, n. 1, p. 151-161, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100151&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33533-
dc.description.abstractO presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRecursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de históriaspt_BR
dc.title.alternativeSymbolic resources and imagination in the context of storytelling-
dc.title.alternativeRecursos simbólicos e imaginación en el contexto de la narración de historias-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.subject.keywordImaginaçãopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.rights.licenseLicense information: This is an open-access article distributed under the terms of the License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018013877pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to analyze storytelling and the interaction between teacher and children with emphasis on the use of symbolic resources - and, therefore, the expansion of the imagination through the theoretical contribution of Historical-Cultural Psychology. The qualitative research used, for the construction of the data, observations, and videotaping of episodes of storytelling in a school library of Early Childhood Education. Subsequently, microanalysis of interactive episodes has performed. The participants of the research were 18 children between 4 and 5 years old and 1 teacher of school library of Early Childhood Education. Storytelling, interactively, enhanced the use of symbolic resources when participants made references to their everyday experiences permeated by affectivity - which, consequently, triggered the expansion of imaginative processes.-
dc.description.abstract2En el presente artículo se tiene como propuesta analizar la narración de historias y la interacción entre profesora y niños con énfasis en la utilización de los recursos simbólicos - y, por lo tanto, la expansión de la imaginación por intermedio del aporte teórico de la Psicología Histórico-Cultural. La investigación, de cuño cualitativo, utilizó, para la construcción de los datos, observaciones y vídeo grabación de episodios de narración de historias en una biblioteca escolar de la Educación Infantil. Posteriormente, se realizaron microanálisis de episodios interactivos. Los participantes de la investigación fueron 18 niños entre 4 y 5 años y 1 profesora de biblioteca escolar de la Educación Infantil. La narración de historias, realizada de forma interactiva, potencializó el uso de recursos simbólicos cuando los participantes hicieron referencias a sus experiencias cotidianas permeadas por afectividad - lo que, consecuentemente, desencadenó la expansión de los procesos imaginativos.-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33533/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.