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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Patrícia Maria de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSchmitz, Bethsáida de Abreu Soarespt_BR
dc.contributor.authorGonzález-Chica, David Alejandropt_BR
dc.contributor.authorCorso, Arlete Catarina Tittonipt_BR
dc.contributor.authorVasconcelos, Francisco de Assis Guedes dept_BR
dc.contributor.authorGabriel, Cristine Garciapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:53:14Z-
dc.date.available2019-01-02T13:53:14Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationMACHADO, Patrícia Maria de Oliveira et al. Compra de alimentos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): estudo transversal com o universo de municípios brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 12, p. 4153-4164, dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.28012016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001204153&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33527-
dc.description.abstractA integração entre a agricultura familiar e a alimentação escolar têm o potencial de melhorar a variedade dos cardápios escolares aproximando produção e consumo de alimentos. Este estudo caracterizou os municípios brasileiros quanto à compra de alimentos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Trata-se de estudo transversal realizado por meio de questionário eletrônico enviado aos 5.565 municípios do país. Participaram da pesquisa 93,2% dos municípios (n = 5.184). Destes, 78,5% adquiriram alimentos da agricultura familiar, destacando-se a região Sul, com a maior frequência de municípios realizando a compra (95,5%), e a região Centro-Oeste com a menor (67,9%). Os municípios de grande porte, com gestão da alimentação escolar do tipo mista, descentralizada ou terceirizada e sem nutricionista como responsável técnico, apresentaram menor frequência de compra de alimentos da agricultura familiar. Conclui-se que, apesar da ampla efetivação da aquisição de alimentos da agricultura familiar pelo programa em todo país, 50% dos municípios não investiram o mínimo exigido em lei, demandando ações educativas e de assistência técnica direcionadas para o cumprimento da legislação, em especial nos estados e regiões que apresentaram maiores dificuldades.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompra de alimentos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) : estudo transversal com o universo de municípios brasileirospt_BR
dc.title.alternativePurchase of products directly from family farms for the National School Feeding Program (PNAE) : cross-sectional study with the universe of brazilian municipalities-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMerenda escolarpt_BR
dc.subject.keywordAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.keywordPolítica alimentarpt_BR
dc.rights.license(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.28012016pt_BR
dc.description.abstract1The integration of family farming with school meals has the potential to improve the variety of school menus thereby bringing the production and consumption of food into closer alignment. This study researched the Brazilian municipalities with respect to the purchase of food from family farms for the National School Food Program. It involved a cross-sectional study conducted via an electronic questionnaire sent to 5,565 municipalities in the country. The research included 93.2% of the municipalities (n = 5,184), 78.5% of which acquired food from family farms, with the highest frequency (95.5%) of the municipalities making the purchase in the southern region, and the lowest (67.9%) in the Central West region. The large-scale municipalities, with mixed, decentralized or outsourced school food management, and without a nutritionist as technical manager, purchased food less frequently from family farms. The conclusion reached is that, despite the widespread acquisition of food from family farms in the program throughout the country, 50% of municipalities did not invest the minimum required by law, requiring actions aimed at compliance with legislation and greater investment, especially in states and regions which revealed the greatest difficulties.-
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