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Título: E se soubéssemos mais? : simulando os votos e as opiniões dos eleitores mais informados no Brasil
Outros títulos: What if people knew more about politics? : simulating fully informed votes and attitudes in Brazil
Autor(es): Freire, Alessandro
Masson, Pedro
Turgeon, Mathieu
Assunto: Informação política
Voto
Opinião pública
Data de publicação: 2018
Editora: Universidade Federal do Paraná
Referência: FREIRE, Alessandro; MASSON, Pedro; TURGEON, Mathieu. E se soubéssemos mais?: simulando os votos e as opiniões dos eleitores mais informados no Brasil. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 26, n. 67, p. 39-66, set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678987318266703. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782018000300039&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 jun. 2019.
Resumo: Introdução Décadas de pesquisas sobre a opinião pública demonstraram que a maioria das pessoas é altamente desinformada a respeito da política. Entretanto, as consequências dessa desinformação sobre o comportamento eleitoral e sobre as atitudes dos cidadãos ainda parecem pouco claras, especialmente quando se trata de jovens democracias. Métodos Neste artigo, utilizamos simulações estatísticas de um eleitorado “completamente informado” a partir de dados do Estudo Eleitoral Brasileiro (ESEB) para responder às seguintes perguntas: (1) Como os brasileiros votariam caso fossem mais informados? (2) Como seriam as opiniões políticas dos brasileiros caso fossem mais informados? Aqui, "informação" se refere a conhecimento sobre a política e o governo de maneira geral Resultados Os resultados sugerem que os votos e as opiniões políticas dos brasileiros seriam diferentes caso eles fossem mais informados. A falta de informação parece direcionar sistematicamente as preferências coletivas, sugerindo que tais erros não são aleatórios, mas sim produto de assimetrias de informação entre os cidadãos Discussão Essas assimetrias podem ser especialmente problemáticas quando se trata de quais opiniões são levadas em consideração pelos representantes dos eleitores, ao tomarem decisões importantes. Os efeitos da desinformação política têm sido vistos sob diferentes olhares pela Ciência Política. Embora alguns teóricos argumentem que a falta de informação não tem efeitos significativos sobre a democracia, outros creem que ela pode trazer consequências notáveis para as escolhas coletivas e para as atitudes políticas dos cidadãos. Nossos resultados nos colocam ao lado do segundo grupo de pesquisadores.
Abstract: Introduction Decades of research in public opinion have showed that most people are highly uninformed about politics. However, the consequences of low information on voting and political attitudes remain unclear, especially in young democracies. Methods In this paper, we simulate a “fully informed” electorate using data from the Brazilian Electoral Study (ESEB) and ask: (1) How would Brazilians vote if they were more informed? and (2) How would public opinion look like if Brazilians were more informed? Here, information refers to knowledge about government and politics, in general. Results Our findings suggest votes and public opinion would be different in Brazil if its electorate were more knowledgeable. The lack of information seems to systematically orientate collective preferences, suggesting that such errors are not random, but rather as a product of information asymmetries among citizens. Discussion These asymmetries can be especially problematic when it comes to which views are taken into account by voter representatives when making important decisions.The effects of political disinformation have been seen under different glances by political science. Although some theorists argue that lack of information has no significant effects on democracy, others believe that it can have notable consequences for collective choices and for the political attitudes of citizens. Our results put us next to the second group of researchers.
Licença: Revista de Sociologia e Política - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782018000300039&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 jun. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1678987318266703
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