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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Ivonete Ferreira dept_BR
dc.contributor.authorGuimarães-Iosif, Ranilcept_BR
dc.contributor.authorZardo, Sinara Pollompt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:52:29Z-
dc.date.available2019-01-02T13:52:29Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Ivonete Ferreira de; GUIMARAES-IOSIF, Ranilce; ZARDO, Sinara Pollom. As redes da Educação Integral no Distrito Federal sob o prisma da Gestão Escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 99, p. 397-417, jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601432. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000200397&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 fev. 2019. Epub May 03, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33485-
dc.description.abstractEste artigo analisa as redes da educação integral segundo a interpretação da gestão escolar. Trata-se de um estudo qualitativo realizado em uma escola pública do Distrito Federal, baseado no método do ciclo de políticas. Utilizaram-se as técnicas de análise documental e realizaram-se observações e entrevistas semiestruturadas com gestores do Projeto Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI). Os resultados apontaram que o PROEITI avançou ao ampliar a oferta para todas as crianças matriculadas em uma jornada de 10 horas diárias, e possibilitou a contratação de professores concursados para atuar nas disciplinas complementares e nas disciplinas de informática e educação física. Os maiores desafios vivenciados pelos gestores relacionam-se à limitação de verbas para o desenvolvimento das atividades propostas pela educação integral, à carência de formação continuada dos docentes e à restrição de estrutura física das escolas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFundação CESGRANRIOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs redes da Educação Integral no Distrito Federal sob o prisma da Gestão Escolarpt_BR
dc.titleThe networks of Integral Education in the Federal District from the perspective of school administrationpt_BR
dc.titleLas redes de la educación integral en el distrito federal bajo el prisma de la gestión escolarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação integralpt_BR
dc.rights.licenseEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000200397&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 fev. 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601432pt_BR
dc.description.abstract1This article analyzes the integral education networks according to the interpretation of school administration. This is a qualitative study conducted at a public school in the Federal District, based on the policy cycle method. Techniques of document analysis, observation, and semi-structured interviews were used with administrators of the Integral Education in Full Time Project (PROEITI). Results showed PROEITI advanced by expanding the offer to all children enrolled in ten-hour per day programs and made possible to hire teachers to work in complementary disciplines, as well as in computer science and physical education disciplines. Greatest challenges faced by administrators are related to the limited availability of funds for the development of activities proposed by integral education, the lack of continuous training of teachers and the restrictions imposed by the schools’ physical structures.-
dc.description.abstract2Este artículo analiza las redes de la educación integral según la interpretación de la gestión escolar. Se trata de un estudio cualitativo realizado en una escuela pública del Distrito Federal, fundamentado en el método del ciclo de políticas. Se utilizaron las técnicas de análisis documental, y se realizaron observaciones y entrevistas semiestructuradas con gestores del Proyecto Educación Integral en Tiempo Integral (PROEITI). Los resultados apuntan que el PROEITI avanzó al ampliar la oferta para todos los niños matriculados en una jornada de 10 horas diarias y posibilitó la contratación de profesores concursados para actuar en las disciplinas complementares y en las disciplinas de informática y educación física. Los mayores desafíos vividos por los gestores se relacionan a la limitación de presupuesto para el desarrollo de las actividades propuestas por la educación integral, a la carencia de formación continuada de los docentes y a la restricción de estructura física de las escuelas.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
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