Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33444
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_SocializacaoDominacaoEscola.pdf172,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Bruna Della Torre de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Eduardo Altheman Camargopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:51:56Z-
dc.date.available2019-01-02T13:51:56Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Bruna Della Torre de Carvalho; SANTOS, Eduardo Altheman Camargo. Socialização e dominação: a Escola de Frankfurt e a cultura. Tempo social, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 123-141, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33444-
dc.description.abstractO artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSocialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a culturapt_BR
dc.title.alternativeSocialization and domination : Frankfurt School and culture-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordDominaçãopt_BR
dc.subject.keywordFrankfurt, Escola de sociologia dept_BR
dc.subject.keywordTeoria críticapt_BR
dc.rights.licenseTempo Social - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015pt_BR
dc.description.abstract1The article discusses the contributions of the Frankfurt School to the debate on culture within capitalism. Certain writings of Max Horkheimer, Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse are analyzed, which, with their peculiarities and nuances, share a general diagnosis about the functioning of culture in late capitalism. The guiding thread of the article is to examine how culture is investigated by these authors as an indispensable sphere for the expanded reproduction of capitalist relations, inasmuch as it establishes itself as a privileged instance of socialization and subjectivation, especially after World War II.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.