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Título: Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
Outros títulos: Teacher training programs for primary school in Germany
Autor(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Weller, Wivian
Assunto: Currículos
Professores - formação
Educação básica
Universidades e faculdades - Alemanha
Data de publicação: 2018
Editora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Referência: DEVECHI, Catia Piccolo Viero; WELLER, Wivian. Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e191658, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100164&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Aug 20, 2018.
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a reorganização dos cursos de formação para a docência nos anos iniciais no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha a partir das orientações de Bolonha e da implementação das normas educacionais sancionadas pela KMK em 2004. Analisa documentos normativos e as propostas curriculares atuais dos cursos de duas universidades (UDE e WWU) e dados produzidos por meio de entrevistas narrativas realizadas em 2017 com professores dos Institutos de Ciências da Educação e com coordenadores dos Centros de Formação Docente das mesmas universidades. Com base na análise dos dados, constatamos que os projetos pedagógicos dos cursos se organizam em conformidade com os documentos normativos do Estado NRW, com os acordos realizados em âmbito nacional e com as orientações do processo de Bolonha. O foco é preparar o futuro docente com as competências necessárias para o trabalho na escola primária. Tais propósitos orientadores, apesar de críticas recebidas, foram incorporados nos cursos de bacharelado e mestrado com o objetivo de formar profissionais crítico-reflexivos que correspondam às demandas do sistema educacional. Os cursos demonstram, claramente, os seus alicerces na profissionalização da área de ensino para a educação básica.
Abstract: This article discusses the reorganization of teacher training programs for the elementary school after the Boulogne guidelines and the implementation of educational norms enacted by the KMK in 2004 in the German Federal State of North Rhine-Westphalia (NRW). It analyses documents and curricular proposals of two universities (UDE and WWU) as well as data produced in 2017 by narrative interviews with professors of the Institute of Educational Sciences and with coordinators of the Teacher Training Centers of both universities. Based on the data analysis, we found that the pedagogical projects of the courses are organized according to the Teacher Training Act of the NRW, with the national agreements of the Standing Conference of the Ministers of Education and Cultural Affairs and with the guidelines of the Boulogne process. The focus of the training programs is to prepare future teachers with the necessary competencies for the work in primary schools. Such guided proposals, despite the received critics, were incorporated in the bachelor and master courses. The curriculum clearly focuses on the professionalization and development of teaching abilities for primary education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença: (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100164&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658
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