Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3339
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_MariadoCarmoFTedesco.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Narrativas da moçambicanidade : os romances de Paulina Chiziane e Mia Couto e a reconfiguração da identidade nacional
Autor(es): Tedesco, Maria do Carmo Ferraz
Orientador(es): Costa, Cléria Botêlho da
Assunto: Literatura moçambicana
Identidade cultural
Data de publicação: Nov-2008
Referência: TEDESCO, Maria do Carmo Ferraz. Narrativas da moçambicanidade : os romances de Paulina Chiziane e Mia Couto e a reconfiguração da identidade nacional. 2008. 228 f. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este estudo analisa a reconfiguração das identidades moçambicanas nos romances de Mia Couto e Paulina Chiziane, no contexto das transformações que tiveram lugar em Moçambique nas últimas décadas. Tenta compreender, ainda, como essas obras, produzidos entre 1990 e 2006, estabelecem representações da sociedade e são responsáveis pela construção de sentidos, instauradores de uma determinada imagem para a identidade cultural coletiva.A partir de intersecções entre os estudos de Homi Bhabha, Stuart Hall e Katthryn Woodward, consideram-se os processos de construção das identidades culturais, analisadas como relações de força, onde os signos diferenciadores do Eu podem estar submersos no discurso da nação, mas sempre passíveis de emergir a qualquer momento, indicando que o discurso homogêneo é truncado pelas histórias heterogêneas de grupos em disputa. O recurso ao romance como fonte para um estudo histórico parte da compreensão de que a literatura, além de ficção, é uma forma de representação do tempo vivido e que, tal como os estudos historiográficos, promove um ordenamento e uma configuração da experiência temporal dos homens. A fundamentação teórica dessas considerações, buscada em Ricoeur, estabelece semelhanças entre os procedimentos do literato e do historiador, tanto na representação da ação, quanto na composição da intriga, mecanismos através dos quais ambos buscam atingir, com suas tramas, a compreensão e a verossimilhança. Reafirma-se, com Paul Veyne, que o conhecimento histórico tem na compreensão o seu eixo principal e que, portanto, a operação do historiador implica construção de tramas e estabelecimento de itinerários, o que faz da história “apenas uma narrativa verdadeira”.Quanto ao tratamento dos textos, adota-se o procedimento sugerido por Richard Johnson, explorando problemas e temáticas, formas subjetivas ou culturais que tais textos explicitam. A partir da análise dessas temáticas e das relações com outros textos acadêmicos, jornalísticos, relatórios de governos e depoimentos orais, promove-se uma interpretação das tramas construídas pelos dois autores estudados. A reflexão sobre o diálogo estabelecido nos romances com os acontecimentos contemporâneos, particularmente a crise do socialismo, a guerra civil e a recuperação da tradição enquanto forma de expressão da sociedade, conduz aos sentidos que cada autor atribui às suas intrigas. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this study, we analyze the reconfiguration of the Mozambicans identities in the Mia Couto and Paulina Chiziane’s novels, in the context of the transformations that had place in Mozambique in the last decades. We try to understand how these workmanships, produced between 1990 and 2006, represent the society and are responsible for the construction of meanings, and establish determined image for the collective cultural identity. From intersections among the studies of Homi Bhabha, Stuart Hall and Katthryn Woodward, the processes of construction of the cultural identities, analyzed as force relations are considered, where the signs differentiators of Self can be submerged in the speech of the nation, but always possible to emerge at any time, indicating that the homogeneous speech is truncated by heterogeneous histories of groups in dispute. The resource of the novel as source for a historical study begins in the understanding that the literature, more than fiction, it’s also a representation of the lived time and, like the historiography’s studies, promotes an order and a configuration of the secular experience of the men.The theoretical foundation of these considerations, searched in Ricoeur, establishes similarities among the procedures of the novelist and the historian, as representation of the action, and as the intrigue’s composition. These are the mechanisms through which both search to reach, with its narratives, the understanding and the likelihood. Paul Veyne reaffirms that the historical knowledge has in the understanding its main axle and that, therefore, the operation of the historian implies construction of texture and establishment of the route, what it makes of the history “only one true narrative” About the treatment of the texts, we adopted the procedure suggested by Richard Johnson, exploring the thematic problems and, the subjective or cultural configurations that such texts are explicating. From the analysis of these thematic ones and the relations with other academic texts, journalistic and government’s speeches, promoting an interpretation of the configurations constructed for the two studied authors. The reflection on the dialogue established in the novels with contemporaries events, particularly the crisis of the socialism, the civil war and the recovery of the tradition while configuration of society’s expression, leads to the directions that each author attributes to its intrigue. __________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Cette étude analyse la reconfiguration des identités mozambicaines dans les romans de Mia Couto et Paulina Chiziane, dans le contexte des transformations qu’ont eu lieu à Mozambique ces dernières décennies. Aussi, l’étude essaye de comprendre comment ces ouvrages, produites entre 1990 et 2006, établissent les représentations de la société et sont responsables par la construction des sens, instaurateurs d’une image déterminé pour l’identité culturelle collective. A partir d'intersections entre les études de Homi Bhabha, Stuart Hall e Katthryn Woodward, on considère les processus de construction des identités culturelles, analyses comme des relations de force, où les signes différentiateurs du Moi peuvent être submerges dans discours de la nation, mais toujours passibles d’émerger à tout le moment, indiquant que le discours homogène est tronqué par les histoires hétérogènes des groupes en dispute. Le recours au roman comme source pour une étude historique part de la compréhension que la littérature, plus que de la fiction, est aussi une forme de représentation du temps vécu et que, tel les études historiographiques, promeuve un ordonnément et une configuration de l’expérience temporale des hommes. Le fondement théorique de ces considérations, cherché en Ricoeur, établi lês similitudes entre les procédures du romancier et de l’historien, tant dans la représentation de l’action, quant dans la composition de l’intrigue, mécanismes à travers lesquels les deux cherchent à atteindre, avec ses trames, la compréhension et la vraisemblance. On peut réaffirmer, avec Paul Veyne, que la connaissance historique a dans la compréhension son axe principal et, donc, que l’opération de l’historien implique la construction des trames et l’établissement des itinéraires, ce qui fait de l’histoire « rien qu’un récit véridique » Quant au traitement des textes, on adopte la procédure suggéré par Richard Johnson, en exploitant les problèmes et les thématiques, les formes subjectives ou culturelles que tells textes explicitent. A partir de l’analyse de ces thématiques et des relations avec d’autres texts académiques, journalistiques, rapports des gouvernements et dépositions orales, on incite une interprétation des scénarios construits par les deux auteurs étudiés. La réflexion sur le dialogue établi dans les romans avec les événements contemporains, particulièrement la crise du socialisme, la guerre civile et la récupération de la tradition en tant que forme d’expression. De la société, conduit aux sensations que chaque auteur attribue à ses intrigues.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2008.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.