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ARTIGO_ReapresentacaoDocumentacaoInstalacoes.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Reapresentação e documentação de instalações de arte em três museus brasileiros Re-presentation and documentation of installation art in three Brazilian museums |
Autor(es): | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto: | Arte contemporânea Instalação artística Documentação Museus Reapresentação |
Data de publicação: | 2018 |
Editora: | Museu Paulista, Universidade de São Paulo |
Referência: | OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Reapresentação e documentação de instalações de arte em três museus brasileiros. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, e22, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672018v26e22. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142018000100502&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 abr. 2019. Epub Nov 14, 2018. |
Resumo: | Este artigo busca compreender como três museus brasileiros, preocupados com o colecionamento da arte contemporânea, gerenciam a documentação e a reexposição de instalações artísticas contidas em seus acervos. Delineamos inicialmente o que se compreende como “instalação artística” dentro da dinâmica museológica e problematizamos o modo como historiadores da arte e profissionais dedicados à gestão de coleções museológicas vêm enfrentando um desafio: a reapresentação das instalações e a documentação necessária para instruí-la. Análises documentais, consultas a gestores e o estudo de artistas e obras orientaram nossa pesquisa, que constatou a dependência dos museus em relação à documentação dos artistas, a heterogeneidade dessa documentação e a ausência de informações necessárias para a reapresentação das obras. |
Abstract: | The present paper aimed to understand how three different Brazilian museums, concerned with the collection of contemporary art, manage the documentation and re-exhibition of installations art contained in the collections. To this end, we chose to initially delineate what is understood as an artistic “installation” within the museological dynamics and to problematize the question of how art historians and professionals dedicated to the management of museum collections are facing a particular challenge: the reinstallation of the premises and necessary to instruct it. Analyzes of documents, consultations with managers, artists and works guided our methodology. The research found the dependence of museums on documentation coming from artists, the heterogeneity of this documentation and the absence of documents necessary for re-presentation of the works. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672018v26e22 |
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