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2018_RenataSimoniHomemdeCarvalho.pdf87,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMari, Marcelo-
dc.contributor.authorCarvalho, Renata Simoni Homem de-
dc.date.accessioned2018-12-20T20:03:27Z-
dc.date.available2018-12-20T20:03:27Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.date.submitted2018-06-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Renata Simoni Homem de. Baobá: Ayrson Heráclito e a Árvore da Vida. 2018. 317 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33257-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese trata da pesquisa acerca do trabalho de um importante artista brasileiro chamado Ayrson Heráclito, cuja obra traz religiosidade, história, cultura e herança afro para discutir profundas questões da nossa sociedade. O artista trabalha com performance, fotografia, vídeo e instalação, e incorpora em sua obra elementos culturais de forte teor simbólico como o açúcar, o dendê e a carne de charque. Heráclito olha para o passado para falar de diáspora negra, escravidão e sonhos de liberdade; olha para o presente buscando os significados de identidade e pertencimento; olha para o futuro quebrando paradigmas, gerando mudanças e esperança. A análise de suas obras nos permite descontruir um pensamento hegemônico com bases no colonialismo, que tende a ser destruído e recriado em todo o mundo, como parte da corrente do hemisfério sul que reivindica seu lugar de fala e de construção do conhecimento. Heráclito é praticante do candomblé e acredita que a arte tem um potencial ritualístico e curativo, capaz de transmutar dores e sanar feridas do passado. Sua obra gera, de fato, consciência espiritual e política ao mesmo tempo. Veremos que sua poética além de contemplativa é reveladora e transformadora.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBaobá : Ayrson Heráclito e a Árvore da Vidapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordHeráclito, Ayrson, 1968- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte - aspectos sociológicospt_BR
dc.subject.keywordArte afro-brasileirapt_BR
dc.subject.keywordCandomblépt_BR
dc.subject.keywordDiáspora africanapt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoRosen, Aaron-
dc.description.abstract1This thesis come from the research about the work of an important Brazilian artist called Ayrson Heráclito, whose artwork brings religiosity, history, culture and Afro heritage to discuss deep issues of our society. This artist works with performance, photography, video and installation, and brings in his pieces cultural elements wich have a strong and symbolic content, such as sugar, palm oil and dried meat. Heráclito looks to the past to speak about black diaspora, slavery and dreams of freedom; looks at the present seeking the meanings of identity and belonging; looks to the future by breaking paradigms, generating changes and hope. The analysis of his works allows us to deconstruct the hegemonic thinking based on colonialism, which tends to be destroyed and recreated all over the world, as part of the southern hemisphere current, that claims a place of speech and knowledge building. Heráclito is a candomblé practitioner and believes that art has ritualistic and curative potential, capable to transmute pain and also healing wounds of past. His work actually generates spiritual and political consciousness, at the same time. We will see that his poetic, besides being contemplative, is revealing and transforming.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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