Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Carvalho, Silmara Küster de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-13T11:20:50Z | - |
dc.date.available | 2018-12-13T11:20:50Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Silmara Küster de Paula. Museologia social e direitos humanos: a extensão universitária como exercício de cidadania. In: MAGALDI, Monique B.; BRITO, Clóvis Carvalho (Org.). Museus & museologia: desafios de um campo interdisciplinar. Brasília: FCI-UnB, 2018. p. 157-175. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33199 | - |
dc.description.abstract | Há muitos formatos de projetos nominados como “extensão”.
Na abordagem aqui delineada é compreendida como uma via de mão dupla capaz
de promover crescimento mútuo, desde que permeada pelo diálogo, a interpretação e
a crítica entre os envolvidos no processo. Esta ação poderá ser potencializada a partir
da escuta do outro. No entanto, quando imposta na forma de ‘depósito de conteúdos’
torna-se inapropriada, uma vez que reduzimos ‘o outro’ em objeto de pesquisa ou ‘coisas’,
sem ao menos dar a oportunidade de revelar a forma como vê e entende o mundo.
Ao compreendermos que somos ao mesmo tempo educadores e educandos, sujeitos
inacabados no processo da relação ‘Eu-Tu’, nos reinventamos e continuamente aprendemos
(BUBER, 1979). Desta feita, no conhecimento compartilhado é necessário assumir “o papel
de sujeitos cognoscentes, mediatizados pelo objeto cognoscível que buscam conhecer”
(FREIRE, 1970, p. 28). A presente comunicação intenta relatar a experiência do Curso de
Museologia da Universidade de Brasília no projeto de ação contínua, realizada no Ponto
de Memória da Cidade Estrutural, área periférica de Brasília e iniciada em junho de 2011.
Serão apontados os reveses, as conquistas e as propostas para o futuro. A experiência
nos demonstrou que a proposta metodológica extensionista deve ser construída a cada
encontro, sustentado por um processo aberto e dialógico, considerando as vivências
e experiências de cada participante, oportunizando assim integração e interação,
além do contínuo desafi o de pensar o pensado a fi m de transformar a realidade.
E é no reconhecimento da multidimensionalidade da realidade humana que a presente
proposta foi vivenciada. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | FCI-UnB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Museologia social e direitos humanos : a extensão universitária como exercício de cidadania | pt_BR |
dc.title.alternative | The university extension program as an exercise of citizenship | pt_BR |
dc.type | Parte de livro ou capítulo de livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museologia social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - métodos de conservação | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela organizadora, Professora Monique Batista Magaldi, em 11 de dezembro de 2018, para disponibilizar o livro Museu & museologia: desafios de um campo interdisciplinar, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The university extension program is understood as a two-way street
capable of promoting mutual growth since it is permeated by dialogue, interpretation,
and criticism among those involved in the process. This action is strengthened by listening
to the other. However, when imposed in the form of ‘content storage’ we reduce ‘people’
into research objects or ‘things’, without at least giving them the opportunity to reveal the
way they see and understand the world. When we understand that we are both educators
and learners, unfi nished subjects in the ‘Me-You’ process, we reinvent ourselves and learn
continually (BUBER, 1979). Therefore, in the shared knowledge it is necessary to assume
“the role of cognitive subjects, mediated by the knowable object that they seek to know”
(FREIRE, 1970, p.28). This paper attempts to report on the experience of the Museology
Course at the University of Brasilia in the project of continuous action, held at the Memory
Point of the Cidade Estrutural, a peripheral area of Brasília, and started in June 2011.
It is going to be pointed out the setbacks, achievements, and proposals for the future.
This experience has shown us that the extension methodological proposal must be built at
each meeting, supported by an open and dialogical process, considering the experiences
and experiences of each participant, thus providing integration and interaction, as well as
the continuous challenge of thinking the thought in order to transform reality. And it’s in
the recognition of the multidimensionality of human reality that the present proposal was
experienced. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|