Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Shimoishi, José Matsuo | - |
dc.contributor.author | Rafael, João Guilherme Ortega | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T19:51:25Z | - |
dc.date.available | 2018-12-11T19:51:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-06 | - |
dc.identifier.citation | RAFAEL, João Guilherme Ortega. Avaliação da eficiência da manutenção do pavimento de rodovias brasileiras. 2018. xiii, 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33167 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentre os diferentes modos de transporte utilizados no Brasil, o rodoviário possui notória importância por sua relevância na dinâmica social e econômica nacional. Neste sentido, as rodovias devem continuamente apresentar condições apropriadas de uso, tornando-se imperativa a adequada realização da manutenção dessas estruturas, mormente do pavimento, elemento rodoviário de primordial importância. Entretanto, o processo de manutenção rodoviária não deve ser apenas eficaz, mas também eficiente. É necessário, portanto, que o nível de recursos utilizados para que a rodovia esteja permanentemente em condições convenientes para seus usuários seja mínimo, sobretudo quando são recursos públicos. Este trabalho se propôs a avaliar a eficiência da manutenção rodoviária no Brasil, especificamente do pavimento. Foram avaliados treze contratos de manutenção em rodovias federais brasileiras com pavimento flexível. Para tanto, foi utilizada a abordagem de Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados gerados apontam custos excessivos significativos nos contratos avaliados e as discussões e ponderações realizadas abrem caminho para aprimoramento gerencial e novas pesquisas relativas à eficiência da manutenção de rodovias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação da eficiência da manutenção do pavimento de rodovias brasileiras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - manutenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos rodoviários | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The road transport is notoriously relevant to Brazil because of its important role in the social and economic dynamics of the country. Hence, the highways should be preserved and kept in adequate conditions, especially its pavement, road feature of great importance. However, the performance of the road maintenance process cannot be considered sufficiently good if it is only effective. It is also necessary to be efficient, i.e. it is expected a well-maintained road at a minimum resource level, especially when public resources are involved. This dissertation had the purpose to evaluate the road maintenance efficiency of Brazilian highways, specifically its pavement. Thirteen maintenance contracts regarding federal highways with flexible pavement were evaluated. To address the problem, Data Envelopment Analysis (DEA) approach were used. The results indicate contracts with significantly excessive costs, and the discussions instigate scientific and managerial advances in the road maintenance field. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|