Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33148
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AdolescenciaViolenciaObjetosCulturais.pdf516,82 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrasil, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues-
dc.contributor.authorAlmeida, Sandra Francesca Conte de-
dc.contributor.authorAmparo, Deise Matos do-
dc.contributor.authorPereira, Adriana Matos Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-12-07T13:31:19Z-
dc.date.available2018-12-07T13:31:19Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.citationBRASIL, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues et al. Adolescência, violência e objetos culturais: uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar. Revista Estilos da Clínica, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 205-225, ago. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 31 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33148-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para r egistr o de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAdolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolarpt_BR
dc.title.alternativeAdolescence, violence and cultural objects : an intervention between the educational and therapeutic at the school spacept_BR
dc.title.alternativeAdolescencia, violencia y objetos culturales : uma intervención entre el educativo y el terapéutico en la escuelapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordPesquisapt_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.rights.licenseRevista Estilos da Clínica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC). Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004. Acesso em: 31 out. 2017.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225pt_BR
dc.description.abstract1This article presents an experience's analysis of production in group in school environment of a short film that had the intention to offer narcissistic support devices and of expression to adolescents. It was developed as a research-intervention that used a field diary to record eight audiovisual workshops with fifteen high school students of a public school located in a region of social vulnerability and violence. It was concluded that these objects of culture became a symbolizing resource for violence and anguish. These objects of culture have an educational and therapeutic function when aimed at psychic constitution of the subject and its impasses.pt_BR
dc.description.abstract2En este artículo se presentan los resultados de análisis de una experiencia de investigación-acción, desarrollada con 15 adolescentes de la ense&nitlde;anza secundaria de una escuela pública ubicada en una región de vulnerabilidad social y violencia. Para la investigación, se creó conjuntamente un cortometraje con la intención de ofrecerles dispositivos de apoyo narcisista y de expresión. A cada día fueron hechos registros de las observaciones de campo en los ocho talleres de exhibición audiovisuales. Se llega a la conclusión que los objetos de la cultura se han transformado en recursos que van a simbolizar la violencia y la angustia. Estos objetos tienen una función educativa y terapéutica a medida que son destinados a la constitución psíquica del sujeto y sus impasses.pt_BR
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33148/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.