Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33125
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_AçãoComunicativa Informação.pdf837,18 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorMarques, Márcia-
dc.date.accessioned2018-12-05T12:24:23Z-
dc.date.available2018-12-05T12:24:23Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.citationMARQUES, Márcia. Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 8, n. 2, p. 194-211, jul./ dez. 2015. ISSN 1983-5213. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/15732/11433. Acesso em: 04 dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33125-
dc.description.abstractEste artigo trata do Modelo de Ação Comunicativa e de Informação para Redes Sociais em Ambientes Digitais, uma articulação transdisciplinar de conhecimentos e saberes que orienta a construção coletiva e colaborativa de estratégias inclusivas de comunicação e de formação permanente de competências para promover o entendimento entre atores integrantes de uma rede social. A Ciência da Informação, a Comunicação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) organizam, em relação de transdisciplinaridade, esta articulação. Este modelo é base para o diagnóstico e o planejamento de ações: para a construção coletiva de relações de comunicação negociadas entre os participantes da rede; para a criação de ambientes digitais que propiciem espaços de aprendizagem para o enfrentamento da informação e da comunicação; para que especialistas em comunicação pública promovam a transparência da informação, como previsto na Constituição e na Lei de Acesso à Informação do Brasil. O modelo articula metodologias para análise do indivíduo e da rede (Estudo de Usuários, Análise de Redes Sociais, Multivocalidade) para obter diagnóstico e elaborar planejamento de ações de comunicação e de informação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAção comunicativa e de informação : modelo transdisciplinar para o aprender a aprenderpt_BR
dc.title.alternativeThe communicative action and information : a learning to learn transdisciplinary modelpt_BR
dc.title.alternativeLa acción comunicativa y de información : Modelo transdisciplinario para aprender a aprenderpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais - análisept_BR
dc.subject.keywordCompetências em informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordMultivocalidadept_BR
dc.subject.keywordTransdisciplinaridadept_BR
dc.rights.licenseRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação - Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/15732/11433. Acesso em: 04 dez. 2018.pt_BR
dc.description.abstract1This article is about the communicative action and information model for social networking in digital environments, a transdisciplinary articulation of knowledge and learning that guides the collective and collaborative construction of inclusive communication strategies and ongoing development of competencies to promote understanding between the players, members of a social network. Information Science, Communication itself and Information and Communication Technologies (ICT) promote this articulation in transdisciplinary mode. This model is the basis for the diagnosis and action planning herein: for the collective construction of communication relationships negotiated between participants of the network; for the creation of digital environments that provide spaces for learning to cope with information and communication; so that public communication experts may promote transparency of information as stated in the Constitution and the Law on Access to Information in Brazil. The model articulates methodologies for analyses of the individual and the network (Users Study, Social Network Analysis, multivoicedness) to obtain diagnosis and elaborate communication and information action planning.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo es sobre el modelo de acción comunicativa y de información para las redes sociales en entornos digitales, una articulación transdisciplinária de conocimientos y saberes que guía la construcción colectiva y cooperativa de las estrategias de comunicación incluyentes y capacitación en curso para promover el entendimiento entre los actores miembros de una red social. La Ciencia de la Información, la Comunicación y las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) son organizadas en relación transdisciplinaria. Este modelo es la base para el diagnóstico y la planificación de la acción: para la construcción colectiva de las relaciones de comunicación negociados entre los participantes de la red; para la creación de entornos digitales que facilitan el aprendizaje para hacer frente a la información y la comunicación; para los expertos en comunicación pública promuevan la transparencia de la información conforme a lo dispuesto en la Constitución y la Ley de Acceso a la Información de Brasil. El modelo articula metodologías para analizar la red y el individuo (Estudio de Usuarios; Análisis de Redes Sociales, mulitivocalidad) para las acciones de diagnóstico y planificación de comunicación e información.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Jornalismo (FAC JOR)pt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33125/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.