Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tinoco, Robson Coelho | - |
dc.contributor.author | Mendes, Islara Floriana | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T19:16:50Z | - |
dc.date.available | 2018-11-27T19:16:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-27 | - |
dc.date.submitted | 2018-04-06 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Islara Floriana. Entre o fato e a ficção: a literatura e o jovem leitor em Formosa – GO. 2018. 182 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33103 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe observar a recepção do texto literário pelos alunos do terceiro ano
do Ensino Médio do CEPI Sérgio Fayad, dando conta da situação da leitura de literatura na
referida escola. Para tanto, delineiam-se os pressupostos teóricos acerca da leitura, literatura,
leitura literária e o seu lugar no Ensino Médio atual. Faz-se uma análise dos questionários
aplicados aos alunos no intuito de traçar um perfil dos leitores selecionados, observando de
antemão como os discentes concebem e colocam em prática (ou não) a leitura de literatura. A
fim de não limitar esta pesquisa ao campo quantitativo, optou-se em realizar oficinas
utilizando uma proposta inspirada na sequência básica de Rildo Cosson (2016), por acreditar
que ela oferece ferramentas que contribuem para o trabalho professoral, geralmente,
confrontado com objetivos – estímulo à leitura de literatura, auxílio nas dúvidas emergentes
sem engessar o ensino de Literatura – desafiadores. Por meio das vozes dos participantes,
diagnosticaram-se algumas problemáticas referentes ao ensino de Literatura e à prática de
leitura literária. Contudo, percebeu-se haver grande esforço por parte dos membros da
comunidade escolar em promover um ensino de qualidade, ainda que com os entraves
vivenciados. Com isso, as oficinas realizadas convergem também como uma proposta para o
trabalho com a literatura em sala de aula em uma tentativa de otimizar o processo de leitura
das obras, oferecendo uma alternativa plausível para incentivar a leitura literária e dar conta
das questões que envolvem a escolarização dessa leitura, em específico, atendendo as
necessidades apreendidas durante este estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre o fato e a ficção : a literatura e o jovem leitor em Formosa – GO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura - ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura - literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Textos literários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitor | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study proposes to observe the reception of the literary text by the students of the third
year of the High School of CEPI Sérgio Fayad, explaining the situation of reading literature in
that school. Therefore, the theoretical assumptions about reading, literature, literary reading
and its place in the current High School are outlined. An analysis of the questionnaires
applied to the students is carried out in order to draw a profile of the selected readers,
observing in advance how the students conceive and put into practice (or not) the reading of
literature. In order not to limit this research to the quantitative field, it was decided to hold
workshops using a proposal inspired by the basic sequence by Rildo Cosson (2016), because
we believed in it to offer tools that contribute to the professorial work, usually faced with
objectives – literature reading, help in emerging doubts without impinging on Literature
teaching – not always easy to attain. Through the voices of the participants, some problems
related to the teaching of Literature and practice of literary reading were diagnosed. However,
we noticed that there was a great effort done by part of the school members to promote a
quality teaching, although with the obstacles experienced. With this, the workshops carried
out also converge as a proposal for working with literature in the classroom in an attempt to
optimize the process of reading the works, offering a plausible alternative to encourage
literary reading and to answer the questions that involve the schooling of this reading,
specifically, taking into account the needs learned during this study. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|