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2018_IslaraFlorianaMendes.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorTinoco, Robson Coelho-
dc.contributor.authorMendes, Islara Floriana-
dc.date.accessioned2018-11-27T19:16:50Z-
dc.date.available2018-11-27T19:16:50Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.date.submitted2018-04-06-
dc.identifier.citationMENDES, Islara Floriana. Entre o fato e a ficção: a literatura e o jovem leitor em Formosa – GO. 2018. 182 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33103-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo propõe observar a recepção do texto literário pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do CEPI Sérgio Fayad, dando conta da situação da leitura de literatura na referida escola. Para tanto, delineiam-se os pressupostos teóricos acerca da leitura, literatura, leitura literária e o seu lugar no Ensino Médio atual. Faz-se uma análise dos questionários aplicados aos alunos no intuito de traçar um perfil dos leitores selecionados, observando de antemão como os discentes concebem e colocam em prática (ou não) a leitura de literatura. A fim de não limitar esta pesquisa ao campo quantitativo, optou-se em realizar oficinas utilizando uma proposta inspirada na sequência básica de Rildo Cosson (2016), por acreditar que ela oferece ferramentas que contribuem para o trabalho professoral, geralmente, confrontado com objetivos – estímulo à leitura de literatura, auxílio nas dúvidas emergentes sem engessar o ensino de Literatura – desafiadores. Por meio das vozes dos participantes, diagnosticaram-se algumas problemáticas referentes ao ensino de Literatura e à prática de leitura literária. Contudo, percebeu-se haver grande esforço por parte dos membros da comunidade escolar em promover um ensino de qualidade, ainda que com os entraves vivenciados. Com isso, as oficinas realizadas convergem também como uma proposta para o trabalho com a literatura em sala de aula em uma tentativa de otimizar o processo de leitura das obras, oferecendo uma alternativa plausível para incentivar a leitura literária e dar conta das questões que envolvem a escolarização dessa leitura, em específico, atendendo as necessidades apreendidas durante este estudo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o fato e a ficção : a literatura e o jovem leitor em Formosa – GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeitura - ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordLeitura - literaturapt_BR
dc.subject.keywordTextos literáriospt_BR
dc.subject.keywordLeitorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study proposes to observe the reception of the literary text by the students of the third year of the High School of CEPI Sérgio Fayad, explaining the situation of reading literature in that school. Therefore, the theoretical assumptions about reading, literature, literary reading and its place in the current High School are outlined. An analysis of the questionnaires applied to the students is carried out in order to draw a profile of the selected readers, observing in advance how the students conceive and put into practice (or not) the reading of literature. In order not to limit this research to the quantitative field, it was decided to hold workshops using a proposal inspired by the basic sequence by Rildo Cosson (2016), because we believed in it to offer tools that contribute to the professorial work, usually faced with objectives – literature reading, help in emerging doubts without impinging on Literature teaching – not always easy to attain. Through the voices of the participants, some problems related to the teaching of Literature and practice of literary reading were diagnosed. However, we noticed that there was a great effort done by part of the school members to promote a quality teaching, although with the obstacles experienced. With this, the workshops carried out also converge as a proposal for working with literature in the classroom in an attempt to optimize the process of reading the works, offering a plausible alternative to encourage literary reading and to answer the questions that involve the schooling of this reading, specifically, taking into account the needs learned during this study.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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