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Título: Gestão de desempenho no executivo federal : iniciativas de enfrentamento aos fatores intervenientes na implementação
Autor(es): Araújo, Luciana Graziani Barbosa de
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Gestão de desempenho
Administração pública - Brasil
Gestão estratégica de pessoas
Data de publicação: 26-Nov-2018
Referência: ARAÚJO, Luciana Graziani Barbosa de. Gestão de desempenho no executivo federal: iniciativas de enfrentamento aos fatores intervenientes na implementação. 2018. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Em um cenário de modernização da gestão pública e de ascensão da Gestão Estratégica de Pessoas, as práticas de Gestão de Desempenho foram impulsionadas e disseminadas no setor público. Entretanto, a implementação dessas políticas ainda encontra dificuldades e desafios a serem superados em grande parte advindas da influência das condições ambientais e externas. Dessa maneira, faz-se relevante identificar aspectos contextuais de natureza institucional, política, organizacional e setorial que representem fatores intervenientes na implementação das políticas de GD, bem como investigar as iniciativas que podem ser adotadas para superar essas contingências. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo principal propor relações entre os fatores intervenientes na implementação da Gestão de Desempenho e as iniciativas adotadas pelas organizações públicas do poder Executivo Federal brasileiro a fim de contorná-los. Para tal, foi realizada pesquisa qualitativa com a adoção de entrevistas, pesquisa documental e grupo focal a fim de coletar as opiniões dos gestores da unidade de Gestão de Pessoas das organizações estudadas, bem como de participantes por ele indicados, a serem complementadas com informações obtidas em documentos institucionais. Para a análise dos dados foi realizada análise de conteúdo pré-categórica segundo as categorias de fatores intervenientes propostas pela literatura, além de análise de conteúdo pós-categórica no caso das iniciativas implementadas. Os resultados indicam que os fatores organizacionais representam as maiores barreiras para a implementação da GD, em concordância com o levantado na literatura, sobretudo no que se refere a dificuldades relacionadas a aspectos culturais e à falta de engajamento dos gestores e servidores. As principais iniciativas implementadas foram a realização de capacitações presenciais e a produção de materiais instrucionais e planos de comunicação, destinados a sensibilizar e ampliar o conhecimento do corpo funcional. A partir dos resultados, foram elaborados dois modelos lógicos. O primeiro relaciona as interferências identificadas entre as dificuldades relatadas, evidenciando o impacto que as demais categorias de contingências exercem sobre o apoio da alta administração, os aspectos culturais e o engajamento dos gestores e servidores, principalmente. O segundo modelo relaciona as iniciativas descritas e as categorias de dificuldades as quais se destinam a contornar, notando-se destaque para ações que visam solucionar problemas relativos a aspectos culturais, recursos organizacionais e reputação da unidade de GP. Ressalta-se que a superação de dificuldades dessas categorias, entretanto, pode impactar no favorecimento de outros fatores intervenientes. Finalmente, o estudo contribuiu academicamente e profissionalmente ao aprofundar o estudo acerca da implementação da Gestão de Desempenho e propor diversas relações que compõe uma agenda de pesquisa para o tema, além de elencar as dificuldades mais relevantes e apresentar iniciativas que podem contribuir na prática com a implementação da GD.
Abstract: In a modernization of public management scenario and the rise of Strategic Human Resource Management, the Performance Management practices in the public sector were boosted and disseminated. However, the implementation of these policies still faces difficulties and challenges to be overcome, largely due to the influence of environmental and external conditions. As so, it is relevant to identify contextual aspects of institutional, political, organizational and sectoral nature that represent intervening factors in the implementation of PM policies, as well as to investigate the initiatives that can be adopted to overcome these contingencies. In this sense, this study aimed to propose relationships between the factors involved in the implementation of Performance Management and the initiatives adopted by the public organizations of the Brazilian Federal Executive Power in order to circumvent them. To this end, a qualitative research was carried out with the adoption of interviews, documentary research and focus group to collect the opinions of the Human Resource manager of the organizations studied, as well as the opinions of the participants indicated by them, and complemented with information obtained in institutional documents. A pre categorical analysis was performed according to the categories of intervening factors proposed in the literature, as well as a post categorical analysis of the initiatives implemented. The results indicate that, in accordance with the literature, the organizations factors represent the greatest barriers to the implementation of PM, especially regarding difficulties related to cultural aspects and to the lack of engagement of managers and servers. The main initiatives implemented were the realization of face-to-face trainings and the production of instructional materials and communications plans aimed at sensitizing and expanding of the knowledge of the functional body. From the results, two logical models were elaborated. The first one relates the identified interferences between reported difficulties, evidencing the impact that other categories of contingencies exert on, mainly, the support of the top management, the cultural aspects and the managers and servers engagement. The second model relates the described initiatives and the categories of difficulties that are intended to be circumvented, with emphasis on the actions aimed to solve problems related to cultural aspects, organizations resources and the reputation of the HR unit. It should be noted that overcoming difficulties of these categories, however, might impact on the favoring of other intervening factors. Finally, the study contributed academically and professionally by deepening the research about the implementation of PM, proposing various relationships that compose a research agenda for the subject and listing the most relevant difficulties that may contribute to the implementation of PM.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.
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