Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3306
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MyrianLacerdadeCastroeSilva.PDF635,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz
Autor(es): Silva, Myrian Lacerda de Castro e
Orientador(es): Ortíz Alvarez, Maria Luisa
Assunto: Afetividade
Aprendizagem
Aspectos cognitivos
Aspectos emocionais
Língua estrangeira
Prática de ensino
Psicologia da aprendizagem
Língua inglesa
Língua inglesa - estudo e ensino
Data de publicação: 18-Jan-2010
Referência: SILVA, Myrian Lacerda de Castro e. A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês): o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz. 2007. 121f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Esta pesquisa, de tipo qualitativo, tem como objetivo investigar as causas da desistência e fracasso de alunos adultos iniciantes de uma escola particular, que estudam inglês. Pretendemos verificar se as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas aos fatores afetivos, aos aspectos emocionais que podem provocar a evasão dos cursos. Discutimos, assim, como a afetividade pode influenciar no sucesso ou no fracasso do processo de ensino/aprendizagem de LE e a importância do equilíbrio entre os aspectos cognitivos e afetivos no processo de ensino/aprendizagem. Para a pesquisa, selecionamos seis alunos adultos iniciantes do curso de inglês de uma escola particular em Goiânia. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas semi-abertas gravadas em áudio, questionários do tipo Likert Scale, desenhos feitos pelos participantes representando a sala de aula, e finalmente, as gravações em áudio das interpretações dessas representações gráficas, feitas por eles mesmos. Os resultados apontam a relevância do papel que o professor deve exercer para promover uma atmosfera favorável às relações afetivas dentro da sala de aula. Além disso, os dados mostram que cabe ao professor procurar subsídios e caminhos para que se estabeleça um equilíbrio entre os aspectos afetivos e cognitivos no processo de ensino e aprendizagem de LE, o que poderá contribuir, em grande parte, para que os aprendizes culminem seus cursos, com as suas expectativas e metas alcançadas com relação à língua-alvo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research, a qualitative study, aims at investigating the reasons for failure and drop out related to emotional aspects presented by adult beginner students of private English courses.We discuss how affectivity can influence the success or failure in the English as a Foreign Language teaching/learning process. Also we discuss the relevance of the balance between the affective and cognitive aspects in this process. For the research we selected six adult beginner students in the English course of a private school in Goiânia. In the data collection we used as reseach instruments, semi- structered interviews recorded in audio, a type of Likert Scale questionnaires, drawings made by the participants, representing the classroom, and finally, audio recorded interpretations of the drawings by the particpants themselves. Our results show the importance of promoting a favourable atmosphere for affective relationships in the classroom, and thus find the balance between affective and cognitive aspects in the teaching- learning process, which can contribute significantly to the students’ success in learning, expectations and goals in relation to the target language.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.