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Título: Atividades experimentais : estratégia no ensino de conceitos químicos para estudantes surdos no ensino fundamental II
Autor(es): Oliveira, Carlos Eduardo
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Química - estudo e ensino
Surdos - educação
Atividades experimentais
Química experimental
Data de publicação: 20-Nov-2018
Referência: OLIVEIRA, Carlos Eduardo. Atividades experimentais: estratégia no ensino de conceitos químicos para estudantes surdos no ensino fundamental II. 2018. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pesquisa desenvolvida busca contribuir, por meio de atividades experimentais temáticas e bilíngues, para o ensino de conceitos químicos a estudantes Surdos do Ensino Fundamental II. Atividades experimentais, parceria entre os professores e a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em contextos do uso da Língua de Sinais Brasileira (Libras), possibilitam o letramento científico, a aprendizagem em Ciências, bem como compreensão da importância e os potenciais ganhos de tal parceria para o ensino-aprendizagem de estudantes Surdos. O objetivo da pesquisa foi o de proporcionar atividades experimentais bilíngues para auxiliar o trabalho docente de professores de Ciências que atuam em sala de aula com estudantes Surdos e estudantes ouvintes. A metodologia de pesquisa usada foi um Estudo de Caso com quatro estudantes Surdos de diferentes Anos de uma escola pública do Ensino Fundamental II do Distrito Federal. A produção das atividades deu-se por meio do desenvolvimento, por parte dos estudantes Surdos, de atividades experimentais, traduzidas para Libras por uma Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais (TILS). Durante atividades propostas, os dados de interesse da pesquisa foram registrados, em diário de campo, gravações e filmagem na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). O trabalho enfocou o Surdo, a história de sua educação no mundo e no Brasil, o ensino de Ciências e o ensino de Química no contexto da surdez, bem como o papel da experimentação no letramento científico dos estudantes Surdos. Com a análise dos principais obstáculos envolvidos no ensino de Ciências para os estudantes Surdos, sala de recursos e a partir das concepções identificadas, desenvolveu-se uma proposta de estratégias de ensino-aprendizagem que utiliza atividades experimentais bilíngues. A análise dos dados permitiu avaliar a contribuição das atividades bilíngues, evidenciando a importância das atividades experimentais. Os resultados da pesquisa indicam que a estratégia proposta contribui para propiciar autonomia aos estudantes e uma aprendizagem mais ampla. A pesquisa, no âmbito e como exigência do Mestrado Profissional, culminou em uma proposição didática disponibilizada aos professores.
Abstract: The research sought to contribute, through thematic and bilingual experimental activities, to the teaching of chemical concepts to deaf students of Middle School. Experimental activities, the partnership between teachers and the Multifunctional Resources Room (SRM), in contexts of the use of the Brazilian Sign Language (Libras), make possible the scientific literacy, learning in Science, as well as understanding the importance and potential of teaching and learning for students with specific needs. The aim of the research was to provide bilingual experimental activities to assist the teaching work of Science teachers who work in classrooms with deaf and hearing students. The research methodology used, a case study with four deaf students from different grades of a public Middle School, in Federal District, Brazil. The production of the activities took place through the development, by deaf students, of experimental activities, translated into Libras by a Sign Language Translator and Interpreter (TILS). During the proposed activities, the data of interest of the research were registered, in a field diary, recordings and filming in the Multifunctional Resources Room (SRM). The work focused on the deaf, the history of their education in the world and in Brazil and the teaching of Science and Chemistry in the context of deafness, as well as the role of experimentation in the scientific literacy of deaf students. Based on the analysis of the main obstacles related to the teaching of Science for deaf students, resources room and conceptions identified, it was developed a proposal of teaching-learning strategies that uses bilingual experimental activities. The analysis of the data allowed to evaluate the contribution of bilingual activities, highlighting the importance of experimental activities. The research results indicate that the proposed strategy contributes to student autonomy and wider learning. The research, as a requirement of the Professional Master's Degree, culminated in a didactic proposal available to teachers.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
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