Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33022
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_JairRabeloMacielBarbosaFilho.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontandon, Maria Isabel-
dc.contributor.authorBarbosa Filho, Jair Rabelo Maciel-
dc.date.accessioned2018-11-09T21:09:25Z-
dc.date.available2018-11-09T21:09:25Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.date.submitted2017-12-14-
dc.identifier.citationBARBOSA FILHO, Jair Rabelo Maciel. Ensino de contrabaixo para iniciantes: uma proposta pedagógica em construção. 2017. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33022-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo disserta sobre o processo de construção de uma proposta pedagógica para o ensino de contrabaixo para iniciantes. Tem como ponto de partida a reflexão sobre a incompatibilidade entre o modelo de ensino com o qual fui iniciado no instrumento e a minha experiência com o ensino em grupo junto à Orquestra Sergipana de Contrabaixos. Busquei refletir sobre as tendências dos materiais de ensino do contrabaixo e dos princípios pedagógicos que representem as tendências atuais do ensino de instrumento musical (AZZI; BASQUEIRA; TOURINHO; 2016; CRUVINEL, 2005; FRANÇA, 2003; 2016; GREEN, 1997; 2002; 2012; HALLAM, 1998; MONTANDON, 1992; NASSIF, 2015; OTUTUMI, 2017; SKLIAR, 2003; SWANWICK, 1979; 1994; 2003; 2014; TOURINHO, 1995), refletindo sobre o desenvolvimento da musicalidade e da autonomia do aluno, da ampliação dos conteúdos nas aulas, sobre o ensino em grupo e sobre a motivação. Apresentarei uma breve análise das tendências encontradas nos materiais pedagógicos para o ensino de contrabaixo para iniciantes mais utilizados no Brasil, bem como nos métodos mais atuais de ensino, observando suas semelhanças e transformações metodológicas ao longo do tempo. Por meio de um estudo descritivo, relatarei o processo de construção da minha proposta pedagógica atual, suas transformações, a proposta final e sua aplicação. E por fim, como resultado desta pesquisa, apresentarei o audiobook final para iniciação ao instrumento musical.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordInstrumentos de corda - ensinopt_BR
dc.subject.keywordContrabaixo - ensinopt_BR
dc.subject.keywordMaterial didático - instrumentos musicaispt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.description.abstract1The present study discusses the process of constructing a pedagogical proposal for the double bass teaching for beginners. Its starting point is the reflection on the incompatibility between the teaching model with which I was initiated in the instrument and my experience with group teaching with the Orquestra Sergipana de Contrabaixos. I have tried to reflect on the trends of the double bass teaching materials and on the pedagogical principles that represent the current trends in the teaching of musical instruments (AZZI; BASQUEIRA; TOURINHO; 2016; CRUVINEL, 2005; FRANÇA, 2003; 2016; GREEN, 1997; 2002; 2012; HALLAM, 1998; MONTANDON, 1992; NASSIF, 2015; OTUTUMI, 2017; SKLIAR, 2003; SWANWICK, 1979; 1994; 2003; 2014; TOURINHO, 1995), reflecting on the development of the student's musicality and autonomy, the expansion of content in class, group teaching and motivation. I will present a brief analysis of the tendencies found in the pedagogical materials for the teaching of double bass for beginner most used in Brazil, as well as in the most current methods of teaching, observing their similarities and methodological transformations over time. Through a descriptive study, I will report on the process of constructing my current pedagogical proposal, its transformations, the final proposal and its application. And finally, as a result of this research, I will present the final audiobook for initiation to the musical instrument.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33022/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.