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Título: Arte pública e política : desejo de democracia?
Autor(es): Sanches, Pilar Pinheiro
Orientador(es): Andrade, Miguel Gally de
Assunto: Arte pública
Democracia
Arte e sociedade
Arte e política
Arte - estética
Arte - crítica
Arte - aspectos sociológicos
Data de publicação: 9-Nov-2018
Referência: SANCHES, Pilar Pinheiro. Arte pública e política: desejo de democracia? 2018. [139] f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma reflexão a respeito das obras de arte pública atuais, investigando o que comunicam, seus processos e sua relação com a política. Por meio da análise de algumas obras escolhidas, discutem-se definições para essa prática, avaliando se nela existe um desejo por democracia. Entendemos que a arte pública, cuja denominação ainda causa alguma controvérsia, é desse modo denominada devido à relação específica que estabelece com o público. As obras discutidas neste trabalho mostram que a arte pública realizada no Brasil a partir dos anos 2000 opera através de um modelo de eficácia estética, no qual são suspensas as relações entre as produções das formas de arte e a produção de um efeito determinado sobre um público determinado, constituindo-se, assim, como arte crítica por questionar, principalmente, a própria atividade. Assim, compreendemos que o desejo de democracia presente na arte pode ser percebido mediante a transparência de seus processos, a mobilização que as obras provocam e de sua condição colaborativa.
Abstract: This monograph presents a reflection about the current works of public art, investigating their messages, processes and relationship with politics. Through the analysis of some selected pieces, definitions for this practice are discussed to evaluate if there is in it a wish for democracy. It is understood that public art, a term that still causes some controversy, denotes the specific relationship established with the audience. The works of art analyzed in this study indicate that the public art generated in Brazil since the year 2000 operates through a model of aesthetic efficiency. The relationships between the production of the art forms and the production of a particular effect on a particular public are replaced by a critical art that questions primarily the activity itself. Hence, it is possible to conclude that the wish for democracy present in art can be perceived in the transparency of its processes, the mobilization that they promote and their collaborative aspect.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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