Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32957
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_MapeamentoCompetenciasBibliotecarios.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mapeamento de competências dos bibliotecários que atuam na educação profissional do Distrito Federal (Brasil)
Autor(es): Silva, Cecilia Morena María da
Assunto: Competências
Informação tecnológica
Perfil profissional
Profissional da informação
Data de publicação: 2017
Editora: Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid
Referência: SILVA, Cecilia Morena María da. Mapeamento de competências dos bibliotecários que atuam na educação profissional do Distrito Federal (Brasil). In: CUEVAS CERVERÓ, Aurora et al. (Coord.). Investigación en información, documentación y sociedad: perspectivas y tendencias. Madrid: Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid, 2017. v. 1. p. 379-395. Disponível em: <https://eprints.ucm.es/49084/>. Acesso em: 26 out. 2018.
Resumo: O estudo pretendeu mapear as competências profissionais necessárias ao desempenho das atividades dos bibliotecários que atuam na rede federal de ensino profissional e tecnológico do Distrito Federal, a partir da percepção desses profissionais. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se uma base teórica voltada à contextualização das abordagens contemporâneas sobre a noção de competência e mapeamento de competências e um estudo da literatura na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre perfil e competências do bibliotecário. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, de abordagem descritiva e caráter quanti-qualitativo. As informações foram coletadas por meio de um questionário semiestruturado, composto de perguntas abertas e fechadas e de um roteiro de entrevista, realizado após a aplicação do questionário. Para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, no intuito de levantar as variáveis aplicáveis aos objetivos propostos. Por meio da aplicação do questionário e posterior entrevista com os bibliotecários, aliado à pesquisa documental, obteve-se o diagnóstico que permitiu mapear as competências e o perfil dos bibliotecários. Em relação ao perfil, foi possível reconhecer, dentre outros fatores, uma população jovem de profissionais atuando na Rede, sendo a maioria do sexo feminino e detentora de formação acadêmica complementar. O mapeamento das competências possibilitou detectar maiores aptidões relacionadas às competências em comunicação e expressão e competências gerenciais dos bibliotecários. Por fim, concluiu-se que as competências mapeadas estão de acordo com os objetivos institucionais da rede federal de ensino profissional e tecnológico do Distrito Federal.
Abstract: The study sought to map the professional skills necessary for the performance of activities of librarians working in the federal network of vocational and technological education in the Federal District (Brazil), from the perception of these professionals. To achieve this purpose, it adopted a theoretical foundation focused on the contextualization of contemporary approaches to the notion of competence and mapping skills and a study of literature in the field of Library and Information Science on profile and librarian skills. Methodologically, it is a case study, descriptive approach and quantitative-qualitative. The information was collected through a semi-structured questionnaire composed of open and closed questions and an interview script, performed after the administration of the questionnaire. For the development of data collection instruments were carried out bibliographic and documentary research in order to raise the variables applicable to the proposed objectives. Through the questionnaire and subsequent interview with librarians, combined with documentary research, we got the diagnosis that allowed mapping the skills and profile of librarians. Regarding the profile, it was possible to recognize, among other factors, a young population of professionals working in the network, mostly female and holds additional academic training. The mapping of competencies was capable to detect greater skills related to communication and expression skills and managerial skills of librarians. Finally, it was concluded that the mapped competencies are in accordance with the institutional objectives of the federal network of vocational and technological education in the Federal District.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Los textos e imágenes publicados en esta obra están sujetos –excepto que se indique lo contrario– a una licencia de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual (BY-NC-SA) v.3.0 España de Creative Commons. Por tanto, la obra se puede copiar, reproducir, distribuir, remezclar, transformar o comunicar públicamente en cualquier medio o formato, siempre que se cite al autor y a la fuente (UCM. Universidad Complutense de Madrid), y siempre que la obra derivada quede sujeta a la misma licencia y que se haga sin fines comerciales o ánimo de lucro. La licencia completa se puede consultar en: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/es/
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.