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dc.contributor.advisorAlmeida, Vanessa Borges de-
dc.contributor.authorOliveira, Jordanah Schroder Fortes de-
dc.date.accessioned2018-10-29T17:57:31Z-
dc.date.available2018-10-29T17:57:31Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.date.submitted2018-02-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jordanah Schroder Fortes de. Avaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1: uma professora em busca de subsídios para sua prática. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32931-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativo-interpretativista, realizada na forma de uma pesquisa-ação (EL ANDALOUSSI, 2004), em um curso de Línguas Estrangeiras para Crianças (LEC) (inglês) no 5º ano do Ensino Fundamental 1 (EF1) em uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo geral da presente investigação foi discutir práticas de avaliação em um curso de LEC no EF1, procurando responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais princípios e objetivos fundamentam a avaliação em um curso de LEC-inglês no EF1 no contexto investigado de uma escola pública, mais especificamente em relação a: por que, o que e como avaliar LEC, e para quem servem os resultados dessa avaliação. O aporte teórico dessa pesquisa foi baseado em estudos de LEC (SHIN; CRANDALL, 2014; ROCHA, 2012; VYGOTSKY, 2009; MCKAY, 2006; CAMERON, 2001) e de avaliação da aprendizagem (BROWN, 2004, 1996; LUCKESI, 2005; SCARAMUCCI, 2000; SHAABAN, 2005; TARAS, 2005) entre outros. Os instrumentos de coleta de dados foram análise documental, questionários, entrevista, notas de campo, logs e diários reflexivos. Os dados foram coletados e analisados entre julho de 2016 e dezembro de 2017. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se considerar a avaliação como elemento motivador do interesse dos alunos e fortalecedor da sua autoestima. Também foi identificada uma grande importância dada aos pontos positivos oriundos de tarefas avaliativas pelos alunos. No entanto, apesar da importância aferida à prova escrita formal pela escola, seus resultados são pouco utilizados pela instituição investigada. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para as pesquisas em Linguística Aplicada, sobretudo em contextos de LEC no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação em um curso de língua estrangeira para crianças no ensino fundamental 1 : uma professora em busca de subsídios para sua práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua estrangeira - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - ensino - escolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study is a qualitative interpretative research developed through the action-research method (EL ANDALOUSSI, 2004), carried out in an English as Foreign Language course for children at the 5th grade in a public school in the Brazilian Federal District. Its objective was to discuss practices of assessment in that context, answering the research question: What are the principles and the objectives that underpin the assessment of young language learners in elementary school, in terms of why, what and how to assess, and who makes use of the results. The theoretical framework of the study was based on research of young language learners (MCKAY, 2006; CAMERON, 2001; VYGOTSKY, 2009; ROCHA, 2012; SHIN E CRANDALL, 2014), and classroom assessment (BROWN, 1996 E 2004; LUCKESI, 2005; SCARAMUCCI, 2000; SHAABAN, 2005; TARAS, 2005), amongst others. The data collection instruments included documental analyses, questionnaires, interviews, logs, diaries and field notes. The data were collected from July 2016 to December 2017. The results of the study indicate that assessment is a motivating factor, boosting their interest and self-esteem. Positive points were identified as elements to which a great importance is given. None the less, even though the school administration emphasizes formal and written tests, their results are not used by them. It is expected that this study adds to research in Applied Linguistics, especially in the context of young language learners in elementary school.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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