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dc.contributor.advisorIsidro-Filho, Antonio-
dc.contributor.authorMachado Junior, João Batista de Brito-
dc.date.accessioned2018-10-26T21:04:52Z-
dc.date.available2018-10-26T21:04:52Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.date.submitted2018-02-27-
dc.identifier.citationMACHADO JUNIOR, João Batista de Brito. Análise de painel da inovação em serviços públicos. 2018. 54 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32920-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA habilidade de inovar não é mais um requisito exclusivo de empresas privadas. O setor público depende da inovação para enfrentar trade-offs sociais e oferecer serviços públicos cada vez melhores com um orçamento limitado. Inovar no setor público no entanto não é resultado de um programa finito, mas do esforço contínuo em implantar e difundir uma cultura inovadora nas diversas organizações que compõem o governo. Diversos países já avançaram sobre o tema como EUA, Reino Unido e Países Nórdicos, sendo pacífico que mensurar e reconhecer iniciativas inovadoras é prática basilar. O Concurso de Inovação da ENAP é a primeira iniciativa brasileira neste sentido. Uma base de dados categórica foi gerada a partir dos relatos das experiências participantes entre 1999 e 2014 e reconhecidas aqui como inovadoras. O presente trabalho buscou então com base em referências sobre os fenômenos de inovação em serviços, coprodução e inovação em serviços públicos realizar uma análise desta base de dados com o auxílio da técnica de análise de dados em painel (Panel Data). O objetivo desta análise foi o de encontrar evidências na relação entre os modos de inovação propostos por Djellal, Gallouj e Miles (2013) e a ocorrência de melhoria na entrega de serviços públicos. O modelo teórico previu ainda a participação de variáveis pertinentes à organização inovadora (tempo-constantes) e variáveis relativas à experiência inovadora (tempo-variantes), justificando a escolha do método. Após análise, os resultados encontrados apontaram uma relação positiva da melhoria em serviços para com as experiências inovadoras de tipos radical e incremental, com destaque explícito para as inovações de tipo radical. Observou-se ainda que a ocorrência de melhorias está inversamente associada à presença de coprodução no esforço inovador, o que contraria a literatura pertinente. Por fim, a conclusão primeira do estudo é a de que as inovações radicais têm forte potencial em melhorar a entrega de serviços mas que, no entanto, representam parcela pequena das experiências observadas, e que portanto deveriam ser prioridade em futuras políticas de inovação no setor público. A segunda conclusão traz uma relação negativa entre a coprodução na inovação e a melhoria na entrega de serviços que, por divergir de numerosos estudos sobre o tema, sugere uma miopia do setor público para com o potencial de parcerias inovadoras, ou ainda que estas parcerias quando realizadas não promovem a entrega de serviços públicos significativamente melhorados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de painel da inovação em serviços públicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInovação em serviços públicospt_BR
dc.subject.keywordServiço públicopt_BR
dc.subject.keywordEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The skill to innovate is no longer an exclusive requirement of private companies. The public sector relies on innovation to face trade-offs and offer better public services with a limited budget. To Innovate in the public sector however, is not the result of a limited program, but rather an effort to implant and disseminate an innovative culture in the various organizations that constitute the government. The Innovation Contest of the National School of Public Administration (ENAP) was the first Brazilian initiative in this sense, where the reports of participant experiences between 1999 and 2014 qualified as innovative were coded in a categorical database. From this database and references on the concepts of innovation in services, service coproduction and innovation within the public sector, this work uses panel data analysis to explore the relationship between innovation models innovations as noted by Djellal, Gallouj e Miles (2013) and the occurrence of improvement in the delivery of public services. The model include yet variables relevant to the innovative organization (time-constants) and variables about the innovative experience (time-variants). Results arise a positive correlation between enhanced public services and radical improvement innovations, with a highlight to radical types. Results point also to an inverse correlation between coproduction occurrence and enhanced services, witch differ from bibliographic review. The paper concludes that the promotion of radical innovations do have the strong potential to improve public services, however it shows that they represent a small sample from qualified and awarded experiences on the Contest. As so the effort to develop radical innovations should be elevated to high priority goal on public innovation policies. On further moment a negative relation between coproduction and enhanced services imply that the Brazilian public sector do not understand the relevance of partnerships to promote innovative services, or possibly that these partneships occur but do no not result in meaningful changes to better public services.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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