Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Campos, Neio Lúcio de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Vanessa Sousa de | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-22T19:12:26Z | - |
dc.date.available | 2018-10-22T19:12:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Vanessa Sousa de. Dilemas do lazer em áreas protegidas: o caso do Jardim Botânico de Brasília – JBB. 2018. 184 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32889 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa em questão consiste no estudo da visitação a jardins botânicos. A finalidade é responder a duas questões: quais são as representações do lazer elaboradas por visitantes de jardins botânicos? como essas representações dialogam com as funções institucionais de jardins botânicos? Para tanto, propomos como estudo de caso a visitação espontânea ao Jardim Botânico de Brasília – JBB, com base em três objetivos específicos: contextualizar o processo histórico de desenvolvimento das funções institucionais dos jardins botânicos no Ocidente e do Jardim Botânico de Brasília - JBB em específico; identificar as representações do lazer atribuídas à experiência de visitação ao JBB; analisar como essas representações dialogam com as funções institucionais do JBB. Como áreas protegidas direcionadas à manutenção de coleções botânicas, à fruição do lazer e à educação ambiental, localizadas em centros urbanos, assumem papel fundamental no processo de sensibilização da sociedade para a conservação da biodiversidade. Essas instituições possuem uma longa trajetória de pesquisa e educação. Hoje atuam no desenvolvimento e disseminação de conhecimento sobre a biodiversidade do planeta, interligadas a redes internacionais, em uma gama variada de atividades, unidas pelo tripé de finalidades comuns: conservação da biodiversidade, educação ambiental e visitação pública. O estudo de caso foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário aos visitantes espontâneos. Utilizamos a técnica da análise de conteúdo para identificar as representações dos visitantes sobre lazer e colocá-las em perspectiva com as funções institucionais de jardins botânicos. Como resultado, encontramos uma rica experiência de lazer pautada nas relações de sociabilidade, mas desconectada do papel social e histórico assumido pelos jardins botânicos contemporâneos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dilemas do lazer em áreas protegidas : o caso do Jardim Botânico de Brasília – JBB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jardim Botânico de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lazer | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jardins botânicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jardins botânicos - função | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following research consists on the studies of visitation in botanic gardens. The purpose is to answer two questions: what are the representations of leisure elaborated by botanic garden visitors? how do these representations dialogue with the institutional functions of botanic gardens? To do so, we propose as a case study the spontaneous visitation to the Botanic Garden of Brasília - JBB, based on three specific objectives: to contextualize the historical development process on the institutional functions of the botanical gardens in the West and of the Botanical Garden of Brasilia - JBB in specific; identify the leisure representations attributed to the JBB visitation experience; analyze how these representations dialogue with the institutional functions of JBB. As protected areas aimed at the maintenance of botanical collections, the enjoyment of leisure and environmental education, located in urban centers, assume a fundamental role in the process of sensitizing society for the conservation of biodiversity. These institutions have a long history of research and education. Today they work on the development and dissemination of knowledge about the biodiversity of the planet, interconnected to international networks, in a varied range of activities, united by the tripod of common purposes: biodiversity conservation, environmental education and public visitation. The study case was developed based on bibliographic research, documentary analysis and questionnaire application to spontaneous visitors. We use the technique of content analysis to identify the representations of visitors on leisure and put them in perspective with the institutional functions of botanic gardens. As a result, we find a rich leisure experience based on sociability relationships, but disconnected from the social and historical role assumed by contemporary botanical gardens. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La investigación en cuestión consiste en el estudio de la visita a jardines botánicos. La finalidad es responder a dos cuestiones: ¿qué representaciones del ocio son elaboradas por visitantes de jardines botánicos? ¿cómo esas representaciones dialogan con las funciones institucionales de jardines botánicos? Para ello, proponemos como estudio de caso la visita espontánea al Jardín Botánico de Brasilia - JBB, con base en tres objetivos específicos: contextualizar el proceso histórico de desarrollo de las funciones institucionales de los jardines botánicos en el Occidente y el Jardín Botánico de Brasilia - JBB en específico ; identificar las representaciones del ocio atribuidas a la experiencia de visitación al JBB; analizar cómo esas representaciones dialogan con las funciones institucionales del JBB. Como áreas protegidas dirigidas al mantenimiento de colecciones botánicas, al disfrute del ocio ya la educación ambiental, ubicadas en centros urbanos, asumen un papel fundamental en el proceso de sensibilización de la sociedad para la conservación de la biodiversidad. Estas instituciones poseen una larga trayectoria de investigación y educación. Hoy actúan en el desarrollo y diseminación de conocimiento sobre la biodiversidad del planeta, interconectadas a redes internacionales, en una gama variada de actividades, unidas por el trípode de finalidades comunes: conservación de la biodiversidad, educación ambiental y visitación pública. El estudio de caso fue desarrollado con base en investigación bibliográfica, análisis documental y aplicación de cuestionario a los visitantes espontáneos. Utilizamos la técnica del análisis de contenido para identificar las representaciones de los visitantes sobre el ocio y ponerlas en perspectiva con las funciones institucionales de jardines botánicos. Como resultado, encontramos una rica experiencia de ocio pautada en las relaciones de sociabilidad, pero desconectada del papel social e histórico asumido por los jardines botánicos contemporáneos. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Dans cette recherche, il est question d’étudier la visitation des jardins botaniques. De même, son but est de répondre à deux questions : quelles sont les représentations de loisir que se procurent les visiteurs des jardins botaniques ? Comment cettes représentations dialoguent-elles avec les fonctions institutionnelles des jardins botaniques ? Pour mener à bien cette recherche, nous proposons comme étude de cas la visitation spontanée du Jardin botanique de Brasilia (JBB), se basant sur trois objectifs spécifiques : mettre en contexte le processus historique du développement des fonctions institutionnelles des jardins botaniques à l’Occident en général, voire celles qu’affecte le JBB en particulier ; identifier les représentations de loisir attribuées par les visiteurs lors de leur expérience dans le cadre du JBB ; analyser comment ces représentations dialoguent avec les fonctions institutionnelles du JBB. Ce genre d’institution, autre qu’estimé une aire protégée située dans des zones urbaines, se destine à la conservation des collections botaniques, à l’épanouissement des loisirs et à l’éducation liée à la nature ; aussi, elle joue un rôle important au processus de sensibilisation de la société à la conservation de la biodiversité. De plus, ces institutions possèdent une longue trajectoire dans le cadre de la recherche et de l’éducation. En effet, à l’heure actuelle, elles sont très actives dans le développement et la dissémination des connaissances sur la biodiversité de la planète. Associées en raison de la formation des réseaux internationaux, avec une gamme variée d’activités, elles s’unissent par le trépied de ces finalités communes : conservation de La biodiversité, éducation liée à la nature et visitation publique. L’étude de cas, quant à elle, a été développée se basant sur les recherches bibliographiques, l’analyse de documents et les réponses spontanées à un questionnaire ayant été fait auprès des visiteurs. Nous avons utilisé la technique d’analyse du contenu afin d’identifier les représentations des visiteurs sur ce type de loisir, mettant cellesci en perspective sur les fonctions institutionnelles des jardins botaniques. Comme résultat, nous avons retrouvé une expérience de loisir des plus riches, s’appuyant sur les relations de sociabilité, quoique déconnectées du rôle social et historique à la charge des jardins botaniques contemporains. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Excelência em Turismo (CET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|