Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32870
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_LizelyRobertaBorges.pdf3,89 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Dácia Ibiapina da-
dc.contributor.authorBorges, Lizely Roberta-
dc.date.accessioned2018-10-22T17:31:02Z-
dc.date.available2018-10-22T17:31:02Z-
dc.date.issued2018-10-22-
dc.date.submitted2018-03-28-
dc.identifier.citationBORGES, Lizely Roberta. Projetos de cooperação técnica internacional na área de comunicação entre governo brasileiro e Unesco: o lugar dos sujeitos políticos e a formação de quadros institucionais. 2018. 309 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32870-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga projetos de Cooperação Técnica Internacional na área de comunicação desenvolvidos pelo Governo Federal Brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e sob a coordenação da Agência Brasileira da Cooperação (ABC). Os projetos analisados são os seguintes: Criação e funcionamento de uma Escola Nacional de Comunicação Pública (2012-2016), desenvolvido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Capacitação para o aprimoramento da comunicação governamental (2014-2018), desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM). Para tal, toma como categoria de análise o lugar reservado aos sujeitos participantes das ações previstas nos dois projetos e problematiza a ênfase na formação dos gestores e servidores públicos lotados nas instituições proponentes e executoras dos referidos projetos. Como contribuição, procura-se desvelar as motivações para a centralidade das ações dos projetos na formação dos sujeitos institucionais, investiga-se quais são as compreensões que os atores sociais envolvidos nos projetos têm sobre os campos da comunicação onde atuam (a comunicação pública e a governamental), sobre a demanda por formação e sobre os projetos, e ainda, quais são os limites e possibilidades de impactos dos projetos sobre a política pública ao optarem pelo foco das ações na formação de quadros institucionais. A presente pesquisa busca adotar o referencial teórico-metodológico dialético de investigação e faz uso do cruzamento de instrumentos de pesquisa e análise: análise bibliográfica e documental, pesquisa exploratória e realização de entrevistas semiestruturadas e em profundidade com os sujeitos envolvidos. A investigação do objeto revelou que os projetos de cooperação técnica na área de comunicação analisados nesta pesquisa são pouco permeáveis à participação do conjunto dos sujeitos – internos e externos ao Estado e que a formação dos quadros institucionais, orientada pela administração gerencial do Estado, encontra neste modelo de formação um lugar para desenvolvimento de habilidades de conhecimento, de valores e atitudes e de gestão da qualidade do quadro de servidores de pouco diálogo com a afirmação dos campos da comunicação pública e governamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProjetos de cooperação técnica internacional na área de comunicação entre governo brasileiro e Unesco : o lugar dos sujeitos políticos e a formação de quadros institucionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCooperação técnica internacionalpt_BR
dc.subject.keywordComunicação governamentalpt_BR
dc.subject.keywordComunicação públicapt_BR
dc.subject.keywordFormação profissional - servidores públicospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research investigates projects of International Technical Cooperation in the communication field developed by the Brazilian Federal Government in partnership with the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and under the coordination of the Brazilian Agency of Cooperation (ABC). The projects which are being analyzed are the following: creation and operationalisation of a National School of Public Communication (2012-2016), developed by the Brazil Company of Communication (EBC) and training courses for the improvement of governmental communication (2014-2018), developed by the Presidency of the Republic Department of Communication (SECOM). For this, the place reserved for the subjects participating in the actions foreseen in the two projects is taken as an analysis category and it problematizes the emphasis on the training of managers and public servants who work for the proposing and executing institutions of the said projects. As a contribution, we seek to reveal the motivations for the centrality of the actions of the projects in the formation of the institutional subjects; we investigate what are the understandings that the social actors involved in the projects have on the fields of communication in which they act (public and governmental communication); about the demand for training and about the projects, and also what are the limits and possibilities of the projects impacts on public policy because of choosing the focus of actions in the formation of institutional workforce. The present research seeks to adopt the dialetic theoretical-methodological referential of research and makes use of cross-referencing of research and analysis instruments: bibliographic and documentary analysis, exploratory research and semi-structured and in-depth interviews with the subjects involved. The investigation of the object revealed that the projects of technical cooperation in the area of communication analyzed in this research are little permeable to the participation of all the subjects - internal and external to the State and that the formation of the institutional workforce, guided by the management administration of the State, finds in this training model a place to develop knowledge building skills, values and attitudes and quality management of the servants board of little dialogue with the affirmation of the fields of public and governmental communication.pt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/32870/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.