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dc.contributor.advisorSant'Ana, Daniel Richard-
dc.contributor.authorCáceres, Patrícia Silva-
dc.date.accessioned2018-10-19T22:08:02Z-
dc.date.available2018-10-19T22:08:02Z-
dc.date.issued2018-10-19-
dc.date.submitted2018-06-06-
dc.identifier.citationCÁCERES, Patrícia Silva. Modelo de governança de água não potável pelo aproveitamento da água pluvial e reúso de água cinza em edificações residenciais do Distrito Federal. 2018. xxii, 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32856-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo propor um modelo de governança da água não potável pelo Aproveitamento da Água Pluvial e Reúso de Água Cinza em residências no Distrito Federal, a partir da consolidação de uma matriz institucional - Quadro de Governança (QG) - e de uma matriz de planejamento - Quadro de Referência Estratégica (QRE). Com este propósito, a caracterização do abastecimento de água urbano do Distrito Federal; o resultado positivo do potencial de redução da exploração dos recursos hídricos locais a partir da implantação destas estratégias em larga escala na categoria residencial, demostrado pela simulação do balanço hídrico dos dois reservatórios de abastecimento da região - Descoberto e Santa Maria – no ano propositivo de 2016; e a análise dos Quadros de Governança e de Referência Estratégica contribuem para revelar um rol de Fatores Críticos de Decisão que, por sua vez, são transcritos em forma de questionário e repassados à especialistas, sob a forma de consulta. A consolidação destes fatores coloca à prova o aparato institucional e regulatório do setor do saneamento porque, hoje, a política que dá suporte e condiciona o serviço de Abastecimento de Água não é detalhada sob um aspecto que contemple o uso de fonte alternativa (RAC e AAP) na edificação e nem nas articulações institucionais e intersetoriais necessárias à sua implementação. Por isso, conclui-se ser necessária a modernização articulada dos marcos legais da água, saneamento e saúde, com a integração de seus respectivos instrumentos de gestão. Por fim, com as duas matrizes já consolidadas, são elencadas, de forma propositiva, medidas que buscam auxiliar no aperfeiçoamento de um modelo de governança destas águas com vistas a aumentar a segurança hídrica, sanitária e a conservação do meio ambiente.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelo de governança de água não potável pelo aproveitamento da água pluvial e reúso de água cinza em edificações residenciais do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordÁgua - conservação - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordÁgua - reutilizaçãopt_BR
dc.subject.keywordAbastecimento de água - avaliaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this study is the proposition of a non-potable water governance model through the analysis of Rainwater Harvesting (RWH) and Greywater Reuse (GWR) at residences in Federal District, Brazil. The model was designed by the consolidation of an institutional pattern – Governance Framework - and by a planning pattern – Strategic Reference Framework. In order to reach the objective, it was distributed to some specialists a questionnaire with a list of Critical Decision Factors (CDF), which was prepared based on: characterization of urban water supply in Federal District; positive result of reduction potential in the exploitation of the local hydrous resources (the result came from a simulation in the two reservoirs of the region, Descoberto and Santa Maria, during 2016, considering the implementation of RWH and GWR in large scale at residences); analysis of Governance and Strategic Reference Frameworks. The consolidation of CDFs puts the institutional and regulatory framework of sanitation sector to the test because the policy which supports water supply system does not have guidelines neither in relation to the use of an alternative source (RWH and GWR) at residences nor in relation to institutional and intersectoral articulations that are required to the implementation. It is necessary, therefore, an articulated modernization of water, sanitation and health legal marks, with the synchrony of its management tools. In the end, after the proposition of the pattern consolidation, it was presented a list of measures that will help to improve the governance model for RWH and GWR, with the aim of increasing sanitary and hydrous security and enhancing environmental preservation as well.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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