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EVENTO_EfeitosHeads-upDisplay.pdf750,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorAraujo, Rafael Pereira de-
dc.contributor.authorSouto, Virgínia Tiradentes-
dc.date.accessioned2018-10-19T15:25:02Z-
dc.date.available2018-10-19T15:25:02Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationARAUJO, Rafael Pereira de; SOUTO, Virgínia Tiradentes. Efeitos do heads-up display no processo de imersão: uma pesquisa com jogadores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 7.= INFORMATION DESIGN INTERNATIONAL CONFERENCE, 7., 2015, São Paulo. Proceedings… São Paulo: Blucher, 2015. p. 647-656. ISSN 2318-6968. Disponível em: <http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/20249>. Acesso em: 19 out. 2018. doi: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_49.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32846-
dc.description.abstractO design de uma interface gráfica num jogo de videogame pode afetar diretamente a experiência de imersão que o jogador vivencia durante a atividade. Existe uma gama de elementos de design de interface que podem afetar o fenômeno da imersão nos videogames, entre eles o heads-up display (HUD). No contexto de videogames, HUD pode ser definido como um conjunto de elementos gráficos projetados na tela para transmitir informações ao jogador durante a execução do jogo. Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos do Heads-Up Display (HUD) no processo de imersão num jogo. Para tanto, uma pesquisa com jogadores foi conduzida. A partir deste experimento foram avaliados os efeitos de diferentes elementos do design de HUD, bem como a percepção dos usuários sobre o fenômeno. Os resultados desta pesquisa apontam para algumas diretrizes sobre o design de HUDs em jogos imersivos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherBlucherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeitos do heads-up display no processo de imersão : uma pesquisa com jogadorespt_BR
dc.title.alternativeEffects of the heads-up display in the occurrence of immersion : an experiment with gamerspt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordVídeo gamespt_BR
dc.subject.keywordComputação gráficapt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_49pt_BR
dc.description.abstract1The user interface in a videogame can affect the user’s experience of immersion during gameplay. Several components of said interface can affect the phenomena differently, one of them being the heads-up display (HUD). In this context, the HUD can be understood as the combination of all visual elements projected on-screen to convey information to the player. This study aims at investigating the effects of the HUD in the occurrence of immersion within a game. To do so, an experiment with gamers was conducted. From this point, different aspects of immersion were evaluated, as well as the influence of specific elements within the HUD and the perception of gamers about each aspect. The study is concluded by proposing some design elements that should be noted when designing a HUD for an immersive videogame.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)-
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)-
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