Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Santos, Mônica Regina Colaço dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T22:25:53Z | - |
dc.date.available | 2018-10-18T22:25:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2018-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mônica Regina Colaço dos. Dimensões lúdicas: prescrito, ensinado e vivido. 2018. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32842 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O lúdico é um elemento subjetivo e constitutivo do ser, adulto ou criança em algum momento da vida já vivenciou uma experiência lúdica. A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, em seu documento normativo intitulado “Currículo em Movimento” (2014), estabelece a ludicidade como eixo integrador para todo o Ensino Fundamental. Neste sentido, o foco do trabalho foi analisar a relação entre ludicidade e as estratégias pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar no início de escolarização a partir das prescrições curriculares, das concepções dos docentes e das vivências dos estudantes. Uma pesquisa qualitativa que se configurou em um estudo de caso, com contribuições da análise de conteúdos baseada em Bardin (2011). Utilizamos núcleos conceituais, a priori, para identificação de elementos da ludicidade, foram eles BRINC; BRINQ; JOG e LUDIC. No âmbito das dimensões prescritas, foram realizadas pesquisas nos Currículos Estaduais, com maior ênfase sobre o lúdico; uma análise detalhada do documento do Distrito Federal e, por último, na categorização dos Projetos Políticos Pedagógicos (P.P.P.) de três escolas. No processo de ensino, o contato com as professoras para nos aproximarmos de suas reflexões. E para o vivido, uma conversa com três estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental que narraram experiências sobre o lúdico na escola, com destaque para a transição entre a educação infantil e o início do Ensino Fundamental, e ainda doaram para a pesquisa o registro em desenho de suas brincadeiras favoritas. Foram convocados para contributo teórico Borba (2006, 2007), Brougère (1998, 2015), Huizinga (2012), Kishimoto (2001, 2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2015, 2016), Libâneo (2002), Moura (1994, 2011) e Muniz (2002, 2010). Dá análise dos Currículos Estaduais, foi possível identificar, como resultado deste estudo, reunir o lúdico como indicação, tanto como objetivo, quanto como conteúdo curricular oficial. Observamos uma junção do lúdico a vários elementos da aprendizagem como autonomia, criatividade, e pensamento matemático. Percebemos também uma forte tendência para união da ludicidade aos conteúdos de Artes e Educação Física e detalhamos o radical JOG, que teve o maior quantitativo encontrado. Identificamos ainda algumas formas de inconsistências às propostas lúdicas presentes nos P.P.P. Quanto às professoras, elas enumeraram sobre as práticas exitosas ao utilizarem a ludicidade enquanto estratégia pedagógica. E nas vivências dos estudantes, pudemos apreender que eles têm grande prazer em aprender brincando, o que indica que a ludicidade é parte integrante do sujeito. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dimensões lúdicas : prescrito, ensinado e vivido | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículos - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Ludic is a constitutive element of the being, adult or child at some point in life had experienced a playful experience. Playfulness is on the formal curriculum of Secretary of State for Education of Distrito Federal, named “Currículo em Movimento” (2014), as an axis for all Elementary Education. In this regard, the work focus was playfulness comprehension as a pedagogic strategy in the school space. Content analysis based on Bardin (2011) provided elements for normative curriculum investigation with focus on ludic. We used conceptual centre for identification of playfulness elements, were they BRINC; BRINQ; JOG and LUDIC. These radicals were used on the first objective, which correspond to official documents analysis. We submitted this technique in three moments, from state curricula, with more emphasis about ludic; in the document analysis of Distrito Federal and, for last, on categorization of political pedagogical project (P.P.P.) of three schools. In the teaching process, the contact with the teachers to approach their reflections. And for the lived, a conversation with three students of the first year of Elementary School who narrated experiences on the playful in school, highlighting the transition between early childhood education and the beginning of Elementary School, and also donated for research the registration in drawing your favorite games. Were convened to theoretical contribution Borba (2006, 2007), Brougère (1998, 2015), Huizinga (2012), Kishimoto (2001, 2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2015, 2016), Libâneo (2002 ), Moura (1994, 2011), Muniz (2002, 2010). Therefore, as result of this research, was possible to gather the ludic as indication, both as objective and as an official curricular content. We underscored the join of playfulness to several elements of learning as autonomy, creativity, and mathematical thought. We realized a strong tendency to the unit of playfulness to Art and Physical Education contents and we detailed the radical JOG, which had the major quantitative found. We identified some ways of resistance to ludic proposals presents on P.P.P. As for the teachers, they enumerated on the successful practices when using playfulness as pedagogical strategy. And in the experiences of the students, we have been able to apprehend that they take great pleasure in learning to play, which indicates that playfulness is an integral part of the subject. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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