Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Villas Boas, Benigna Maria de Freitas | - |
dc.contributor.author | Zocaratto, Bruna Lourenção | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T21:15:15Z | - |
dc.date.available | 2018-10-05T21:15:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2018-04-18 | - |
dc.identifier.citation | ZOCARATTO, Bruna Lourenção. A aprendizagem da avaliação em seus três níveis em um curso de licenciatura de um Instituto Federal: desafios e possibilidades. 2018. 343 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32767 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a expansão da formação de professores para a Educação Básica na década de 90 e, com
base no relatório do Ministério da Educação, “Escassez de Professores no Ensino Médio:
propostas estruturais e emergenciais”, de 2007, os IFs integraram o movimento expansionista,
dedicando 20% das vagas a cursos de licenciatura, bem como criando programas especiais de
formação pedagógica, sobretudo nas áreas de Ciências e Matemática, e para a educação
profissional, sem, entretanto, haver um engessamento dessa oferta. Assim, houve a ampliação
de cursos de outras áreas, inclusive línguas estrangeiras, sendo o de Letras/Espanhol com maior
crescimento. Nesse cenário que se desenhou, de acordo com Verdum et. al. (2017), o IF
mostrou-se como um novo locus de formação docente, com pouca ou nenhuma experiência
nesse âmbito, o que demanda o desenvolvimento de pesquisas para o desvelamento da sua
realidade concreta. Essa situação, atrelada à centralidade da avaliação no contexto das políticas
neoliberais, contribuíram para a construção do objetivo desta pesquisa de analisar as
aprendizagens e práticas de avaliação em seus três níveis presentes em uma turma do curso de
Letras/Espanhol de um Instituto Federal e as implicações para o processo formativo desses
futuros professores, tomando como base estudos de Scaramucci (2006), Mendes (2006), Sordi
& Ludke (2009), Freitas et. al. (2013) e Soares (2014). A opção metodológica foi o
materialismo histórico-dialético a fim de apreender o objeto de estudo em sua totalidade e
complexidade, considerando as contradições e ambiguidades da realidade histórico-social
investigada a partir das categorias metodológicas de Cury (1986): contradição, totalidade,
mediação, reprodução e hegemonia. Os dados desta pesquisa foram obtidos por meio de
observação participante com notas de campo, análise documental, questionários e entrevistas
semiestruturadas, sendo os participantes a coordenadora de graduação, presidente da comissão
das Diretrizes de Avaliação, coordenadora do curso envolvido, professores e estudantes de
Práticas de Ensino II. O movimento analítico dos dados teve como ponto de partida a construção
de núcleos de significação (AGUIAR, SOARES e MACHADO, 2015), elaborados a partir da
fala dos interlocutores da pesquisa e confrontados com informações levantadas no campo
empírico. A defesa da tese de que a aprendizagem da avaliação em seus três níveis pode ampliar
a visão do campo avaliativo dos professores em formação inicial, requerendo que ela ocupe
lugar de destaque na organização do trabalho pedagógico dos cursos de licenciatura, não foi
confirmada integralmente. Não é dada a devida importância à avaliação educacional, tanto no
IF, como um todo, quanto no curso de Letras/Espanhol, aparecendo como um último item do
programa, sob uma abordagem secundarizada, sem sistematização teórica e limitado ao nível
da avaliação das aprendizagens. São priorizadas a dimensão técnica e o enfoque instrumental
da temática, sem considerar suas dimensões políticas, sociológicas, ideológicas e pedagógicas
e ter como referência a realidade da escola de Educação Básica. Os formadores de professores,
apesar de apresentarem entendimento sobre avaliação formativa, ainda não demonstram a
devida compreensão da avaliação institucional e da avaliação em larga escala. A avaliação
institucional é percebida com uma prática burocrática da própria instituição. Os estudantes,
então, são privados de construir saberes sobre a avaliação educacional e de compreender a
articulação entre seus níveis, assim como ampliar sua visão sobre a temática. Contudo, um
grupo de discentes consegue vislumbrar a integração desses níveis, o que não ocorre nos
documentos aprovados pelo IF pesquisado, representando um achado importante da pesquisa e
que alerta para a necessidade urgente de a temática ser devidamente trabalhada na formação do
professor avaliador. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem da avaliação em seus três níveis em um curso de licenciatura de um Instituto Federal : desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - língua espanhola | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the expansion of the teachers’ professional development program for Basic Education in
the 90s, and based on the Ministry of Education report “Teacher Scarcity in Middle School:
structural and emergency propositions”, from 2007, the IFs (Federal Institutes) have integrated
the expansionist movement, dedicating 20% of the places in the teacher training courses to the
theme and creating special programs of pedagogical development in Sciences and Mathematics,
and in professional education, not restricting the offer mandatorily, though. Hence, there has
been an amplified offer of courses from other areas, including foreign languages, Spanish being
the one with greater growth. According to Verdum (2017), within the framework designed, the
IF represented a new locus of teacher background development, for those with little or no
professional experience, which requires carrying out research for serious concrete reality to be
achieved. That situation, coupled with the centrality of the evaluation in the context of
neoliberal policies, has contributed to the construction of this research´s objective of analyzing
the three levels of learning and evaluation practices in a Spanish course class of students at a
Federal Institute, and their implications on the development of the formative process of the
future teachers, taking into account the studies of Scaramucci (2006), Mendes (2006), Sordi e
Ludke (2009), Freitas et. al. (2013) and Soares (2014). The methodology of choice was
historical-dialectical materialism, in order to totally encompass the object of study in its
complexity, considering contradictions and ambiguities of the historical-social reality
researched starting from Cury’s (1986) methodological categories: contradiction, totality,
mediation, reproduction and hegemony. This research´s data were obtained by means of
participant observation with field notes, documental analysis, questionnaires and semistructured
interviews, with the participation of the undergraduate course coordinator, the
president of the Evaluation Directives Commission, the coordinator of the course involved, the
teachers and the Teaching Practice II students. The analytical movement of the data started
from the construction of signification nuclei (AGUIAR, SOARES e MACHADO, 2015),
developed from the research interlocutors´ speech and confronted by information raised
empirically. The defense of the argument that the learning of evaluation on all three levels can
amplify the view of the evaluative field of teachers in early training, requiring that it occupy an
outstanding position in the organization of pedagogical work in the teacher training courses
was not fully confirmed. Due importance is not given to educational evaluation, both in the IF
as a whole as in the Spanish course, coming as a last item in the program, under a secondary,
theoretically un-systematized approach and limited to the level of the learnings evaluation. The
technical dimension and the thematic instrumental focus are given priority, without
consideration for their political, sociological, ideological and pedagogical dimensions to bring
reference to school reality in Basic Education. In spite of showing understanding of what
formative evaluation represents, the teacher trainers still cannot demonstrate consistent
comprehension of institutional evaluation and of large scale evaluation. The institutional
evaluation is perceived as a bureaucratic practice close to the institution itself. The students are
hence deprived of building knowledges about educational evaluation and of understanding the
articulation among its levels, as well as of amplifying their view of the theme. However, a group
of students can perceive the integration of those levels, which does not happen in the documents
approved by the IF researched, representing a significant finding of the research, which calls
attention to the urgent need of the theme´s being duly worked on in the training of the evaluatorteacher. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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