Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lúcio, Magda de Lima | - |
dc.contributor.author | Laranja, Lara Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T21:00:48Z | - |
dc.date.available | 2018-10-05T21:00:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2018-03-21 | - |
dc.identifier.citation | LARANJA, Lara Silva. Federalismo tridimensional: gestão participativa do SUS: deliberação e democracia nas CIBS e CIT como instrumentos de gestão. 2018. 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32764 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | As teorias modernas acerca do federalismo já não conseguem compreender o fenômeno que
ocorre nos países que adotam este arranjo na contemporaneidade. A construção de modelos
assimétricos e cooperativos e amplamente descentralizados são fundamentais para o
fortalecimento da democracia nos Estados. No caso brasileiro, a instituição de um
federalismo tridimensional, que dota União, Estados e Municípios com autonomia garantida
constitucionalmente é fundamental para a difusão de uma rede transversal e participativa de
articulação interfederativa. No contexto da Administração Pública, é inegável o número
crescente de mecanismos participativos e de instâncias que promovem a gestão participativa,
seja ela direta ou indireta. No caso da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a gestão é
instituída de forma descentralizada e participativa, com a previsão de espaços de negociação
e pactuação que tratam de gestão. Neste âmbito, as Comissões Intergestores, tanto Bipartites
como Tripartite, atuam principalmente na operacionalização da gestão do SUS, dentro de
suas competências. Neste trabalho, procura-se entender a capacidade deliberativa e
democrática das Comissões Intergestores a partir da possibilidade de transformação de suas
pactuações em instrumento normativo no ano de 2016. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Federalismo tridimensional : gestão participativa do SUS : deliberação e democracia nas CIBS e CIT como instrumentos de gestão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Descentralização administrativa - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão participativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Único de Saúde (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ação pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Modern theories about federalism no longer understand the phenomenon that occurs in
countries that adopted this arrangement in the contemporary world. The construction of
asymmetric, cooperative and widely decentralized models is fundamental for the
strengthening of democracy in the States. In the Brazilian case, the institution of a threedimensional
federalism, which endows the Union, States and Municipalities with
constitutionally guaranteed autonomy is fundamental for the diffusion of transverse and
participatory network of interfederativa articulation. In the context of Public Administration,
the increasing number of participatory mechanisms and instances that promote participatory
management of Brazilian Unified Healthy System (SUS), management is instituted in a
decentralizes and participatory manner, with the provision of negotiations and agreement
spaces that deal with management. In this context, the Inter-Manager Committees, in a
federal and statual level (CIT and CIB), act manly in the operationalization of SUS
management, within their competencies. This paper seeks to understand the deliberative and
democratic capacity of the Inter-manager Commissions, based on the possibility of
transforming their agreements into a normative instrument in the year of 2016. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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