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dc.contributor.advisorCoelho Junior, Francisco Antonio-
dc.contributor.authorAlves, Gleidilson Costa-
dc.date.accessioned2018-09-28T19:48:50Z-
dc.date.available2018-09-28T19:48:50Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.date.submitted2018-02-26-
dc.identifier.citationALVES, Gleidilson Costa. Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação. 2018. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32736-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo testar relações preditivas entre variáveis de contexto selecionadas – da família, do aluno e da escola – sobre o desempenho acadêmico dos examinandos em Ciências, Matemática e Leitura, na edição de 2015 do Pisa no Brasil. Visa, ainda, descrever possíveis efeitos tangíveis dos resultados do exame e dos questionários de contexto para a criação de políticas públicas em educação no Brasil, uma vez que se espera que os resultados do Pisa possam ter subsidiado ações governamentais ou políticas públicas na área da educação, no Brasil. A pesquisa está dividida em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa. Para a etapa quantitativa foram realizadas análises exploratórias/descritivas, análise de correlação e análise de regressão linear múltipla. Para a parte qualitativa foram realizadas entrevistas com os representantes das secretarias da educação junto ao Inep, com o objetivo específico de descrever os efeitos das informações geradas pelo Pisa no processo de formulação de políticas públicas em educação. Os resultados indicam que as informações do Pisa não são utilizadas ou quando muito, são pouco utilizadas. Por outro lado, observou-se o pleno uso de outras avaliações de larga escala internas (estaduais) e/ou externas (como SAEB/Prova Brasil). A maior parte das hipóteses deste estudo foram confirmadas em algum grau, para alguma região do Brasil. Conclui-se que é necessária ação estatal para fomentar maior uso das informações que advém do Pisa para a formulação de ações mais contundentes para sanar parte do problema educacional brasileiro. Sugere-se, para estudos futuros, a investigação do uso de outras variáveis que podem estar impactando o resultado acadêmico dos estudantes e uma investigação detalhada das práticas dos Estados melhor colocadas nos exames de larga escala.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleResultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEducação - avaliaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this research was to test predictive relationships between selected context variables – family, student and school – on the academic performance of the subjects in Science, Mathematics and Reading, in the 2015 edition of Pisa, in Brazil. It also aims to describe possible tangible effects of the exam results and the context questionnaires for the creation of public policies in education in Brazil, since it is expected that the results of Pisa may have subsidized governmental actions or public policies in education, in Brazil. The research is divided into two stages, one quantitative and the other qualitative. For the quantitative stage, exploratory/descriptive analyzes, correlation analysis and multiple linear regression analysis were performed. For the qualitative part, interviews with the representatives of the education secretariats were carried out, with the specific objective of describing the effects of information generated by Pisa in the process of formulating public policies in education. The results indicate that the Pisa information is not used or, at most, is little used. On the other hand, it was observed the full use of other internal (state) and/or external large-scale evaluations (such as SAEB / Prova Brasil). Most of the hypotheses of this study were confirmed to some degree, for some region of Brazil. It is concluded that state action is needed to foster greater use of the information that comes from Pisa for the formulation of more forceful actions to remedy part of the Brazilian educational problem. For future studies, it is suggested to investigate the use of other variables that may be impacting students' academic results and a detailed investigation of the practices of the States best placed in large-scale exams.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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