Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32686
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaAndrezaCostaBarbosa.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Imagens da cidade, da escola e da vida : sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF
Autor(es): Barbosa, Maria Andreza Costa
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: Arte - estudo e ensino
Escolas Parque - Brasília (DF)
Cidadania
Educação integral
Arte e sociedade
Data de publicação: 13-Set-2018
Referência: BARBOSA, Maria Andreza Costa. Imagens da cidade, da escola e da vida: sobre arte, espaços e tempos na Escola Parque-DF. 2018. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Essa dissertação apresenta como temática Arte, Cidade e Cidadania e se propõe a analisar a Escola Parque no que diz respeito à formação cidadã dos estudantes. Inaugurada junto à capital do país, com o Plano Educacional formulado por Anísio Teixeira, a ideia de Escola Parque se insere no quadro educacional brasileiro como um sistema de educação integral e de espaço vinculado à cidade por meio da cultura. A partir de um enfoque dialético e com uma postura crítica e reflexiva, busca-se a aproximação com a cidade e suas contradições para analisar as referências estéticas que são elaboradas pelas crianças na Escola Parque atual. Assim, espaço e sociedade, escola e cidade, arte e cultura, ensino e aprendizagem, forma e conteúdo, cidade e cidadania, tempo e espaço são pares dialéticos que se apresentam no campo educacional deste estudo. A pesquisa qualitativa ancorou-se na teoria histórico-cultural de Lev S. Vigotski para a aproximação com a cultura e a elaboração criadora e utilizou a pesquisa-ação como metodologia. A observação participante, as entrevistas e a realização de Mapas Vivenciais apresentaram-se como importantes instrumentos em trabalho de campo com os estudantes dos anos iniciais da Escola Parque 210/211norte, assim como o diálogo que permeou toda a elaboração deste trabalho junto aos professores e às crianças. Autores como Vigotski (2009, 2010, 2016), Bakhtin (2010, 2014), Santos (1988, 2012), Massey (2000), Saviani (2012, 2013), Mészáros, (2008), Freitas (2002), Frigotto (2008), Vesentini (1986) Holston (2003, 2013), Moreira (2011, 2012), Efland (2002), Barbosa (2008, 2010), Teixeira (1930, 1961, 1984, 2007), Lopes (2006, 2014), Fernandes (2017), Cavalcanti (2008, 2011) e demais geógrafos, sociólogos, educadores e artistas são referências para este estudo. Entende-se o ensino de arte como um espaço na escola que oportuniza o pensamento crítico dos estudantes, por isso a importância de pensar a atualidade da proposta da Escola Parque que hoje se constitui com a diversidade das diferentes localidades do DF.
Abstract: This thesis has as subject Art, City and Citizenship and aims to study the role of the Escola Parque (Park School) regarding the citizenly development of students. Launched in the capital of Brazil, based on an Educational Plan developed by Anísio Teixeira, the Escola Parque’s idea, which is part of the Brazilian educational system, is basically a full-time education system whose space is connected to the city by means of culture. Relying on a dialectical focus and a critical and thoughtful approach, it seeks to get closer to the city and its contradictions in order to examine the aesthetic references made by the children at the Escola Parque nowadays. Thus, space and society, school and city, art and culture, teaching and learning, form and subject, city and citizenship, time and space are dialectical pairs that are present in the educational field of this study. The qualitative research was grounded on the cultural-historical theory by Lev S. Vigotski to get closer to culture and creative elaboration, besides it was used action-research as methodology. Participatory observation, interviews and the use of Experiential Maps were important field work tools with students from lower grades at Escola Parque 210/211 norte, as well as conversation, which contributed to the preparation of this work together with professors and children. Authors such as Vigotski (2009, 2010, 2016), Bakhtin (2010, 2014), Santos (1988, 2012), Massey (2000), Saviani (2012, 2013), Mészáros, (2008), Freitas (2002), Frigotto (2008), Vesentini (1986) Holston (2003, 2013), Moreira (2011, 2012), Efland (2002), Barbosa (2008, 2010), Teixeira (1930, 1961, 1984, 2007), Lopes (2006, 2014), Fernandes (2017), Cavalcanti (2008, 2011) and other geographers, sociologists, teachers and artists are also reference for this study. Teaching art is a venue at school that brings critical thinking to students, which is the reason for the relevance of considering the Escola Parque idea as still current since it is build from the diversity of different locations in the Distrito Federal.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.