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Título: A água como formadora do sujeito ecológico na escola
Autor(es): Sena Filho, Heron de
Orientador(es): Catalão, Vera Margarida Lessa
Assunto: Educação ambiental
Escola sustentável
Ecopedagogia
Data de publicação: 6-Set-2018
Referência: SENA FILHO, Heron de. A água como formadora do sujeito ecológico na escola. 2018. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho, intitulado A água como formadora do sujeito ecológico na escola, constitui-se de uma pesquisa ecopedagógica em uma escola pública de Sobradinho - Distrito Federal, situada nas proximidades do Ribeirão de Sobradinho conduzida mediante uma abordagem transdisciplinar da água, visando contribuir para a implantação de espaços educadores sustentáveis. A concepção de educação ambiental utilizada tem como base uma visão ética e crítica dos problemas ambientais e do papel da educação na transformação das subjetividades e dos seus territórios de vida. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação com implementação de estratégias vivenciais de educação ambiental como caminho para a formação do sujeito ecológico. As atividades relacionaram-se com a realidade socioambiental local em um processo de aprendizagem que teve sua origem na observação de campo realizada no Ribeirão Sobradinho. As percepções dos agravos ambientais identificados foram significativas para impulsionar a constituição do coletivo de pesquisa e para a decisiva atitude de incluir educação ambiental no currículo da escola, bem como de realização de ações de recuperação ambiental da sub-bacia. No interior da escola foram desenvolvidas ações ecopedagógicas com a participação de professores, alunos, servidores e o pesquisador, cujo resultado foi a construção do espaço educador sustentável de forma articulada ao processo de recuperação da sub-bacia. O pesquisador coletivo, movido por um processo de implicação, criou um conjunto de tecnologias no espaço escolar: sistemas de reuso de águas; composteiras; viveiros; o horto medicinal e horta escolar, de significativo valor pedagógico, que alicerçou uma tomada de consciência socioambiental. Essa tomada de posição provocou mudanças no trabalho pedagógico dos professores, especialmente na valorização do sentido da aprendizagem dos alunos com repercussão na melhoria do processo formativo, que provocou mudanças de atitude e de comportamento dos alunos. A constituição de uma dinâmica transversal e espiralar inseriu abordagem transdisciplinar no trabalho pedagógico dos professores, provocou transformações na comunidade escolar que passou a agir como sujeito ecológico, incorporando conhecimentos, atitudes, valores, habilidades e experiências na busca de soluções para os problemas socioambientais da escola, do lugar onde moram e das águas que a todos vivifica.
Abstract: This master thesis, entitled Water as a teacher of ecological subject in school, is an ecopedagogical research in a public school in Sobradinho - Federal District, located in the proximity of Ribeirão de Sobradinho conducted through a transdisciplinarity approach to water, aiming to contribute to the implementation of sustainable educational spaces. The conception of environmental education used is based on an ethical and critical view of environmental problems and the role of education in the transformation of subjectivities and their territories of life. The methodology used was the action-research with the implementation of experiential strategies of environmental education as a way for the formation of the ecological subject. The activities were related to the local socio-environmental reality in a learning process that had its origin in the field observation carried out in Ribeirão Sobradinho. The perceptions of the environmental damages identified were significant to boost the constitution of the collective research and to the decisive attitude of including environmental education in the school curriculum, as well as the accomplishment of environmental recovery actions of the sub-basin. Within the school, ecopedagogical actions were developed with the participation of teachers, students, servers and the researcher, whose result was the construction of a sustainable educational space in an articulated way to the sub-basin recovery process. The collective researcher, driven by an implication process, created a series of technologies in the school space: water reuse systems; composters; nurseries; the medicinal garden and school garden, with significant pedagogical value, which underpinned a socio-environmental awareness. This positioning caused changes in the teachers 'pedagogical work, especially in the appreciation of the students' sense of learning, with repercussion on the improvement of the formative process, which caused changes in attitude and behavior of students. The constitution of a transverse and spiral dynamics inserted a transdisciplinarity approach in the pedagogical work of teachers, induced transformations in the school community that began to act as an ecological subject, incorporating knowledge, attitudes, values, skills and experiences in the search for solutions to the socio-environmental problems of the school, the place where they live and the water that gives life to all.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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