DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Simeão, Elmira Luzia Melo Soares | - |
dc.contributor.author | Scarabuci, Marcelo Augusto Dias | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-18T21:04:14Z | - |
dc.date.available | 2018-09-18T21:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-18 | - |
dc.date.submitted | 2018-05-10 | - |
dc.identifier.citation | SCARABUCI, Marcelo Augusto Dias. A percepção da tríade acadêmica e dos agentes acadêmicos através da Competência em Informação (CoInfo): uma experiência na Biblioteca Central da Universidade de Brasília com os Jovens Talentos para a Ciência. 2018. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32635 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo de caso visa compreender a experiência de formação em CoInfo (Competência em Informação) vivida por estudantes do programa Jovens Talentos para a Ciência, por meio de uma matéria ofertada na Biblioteca Central da UnB. Devido à riqueza da experiência, esse estudo delimita-se à compreensão a partir da visão discente dos seguintes aspectos: suas habilidades à luz da CoInfo e o entendimento do papel dos agentes acadêmicos (alunos, professores e servidores) e sua participação na tríade acadêmica (ensino, pesquisa e extensão). Apresenta-se, portanto, a seguinte questão de investigação: Qual o impacto da formação oferecida pela equipe da Biblioteca Central da UnB, por meio da disciplina “Prática de pesquisa para a iniciação científica” no entendimento do estudante acerca de suas competências adquiridas, articuladas ao contexto universitário? Para elucidar essa questão, buscou-se conhecer como se organizam as competências das formações aplicadas ao grupo e qual o entendimento dos estudantes do programa Jovens Talentos para a Ciência acerca de suas competências e do contexto universitário. A hipótese, confirmada neste trabalho, é de que através da formação promovida por professores e bibliotecários foi possível contribuir para o desenvolvimento da autonomia do estudante por meio das competências estimuladas e da percepção do contexto universitário. A partir da tipificação das formações e de suas competências estimuladas, a metodologia para esta investigação se pautou em um estudo de caso, de caráter quali quantitativo tendo como cenário o histórico da Universidade de Brasília e da própria biblioteca Central da UnB, através das teorias que sustentam a Competência em Informação (MCCLELLAND, 1973; ZARIFIAN, 2008; SANTOS, 2016) e a aprendizagem significativa (FREIRE, 1978, 1999, 2005; AUSUBEL, 2000, 1980). A partir de um questionário, inspirado pelos objetivos específicos, foi possível extrair dados quali e quantitativos necessários à compreensão do problema. Os dados da pesquisa são analisados, separados em forma de indicadores e categorias e a posteriori dialogados à luz da teoria descrita. A pesquisa contribui para a uma visão pioneira de formação em Competência da Informação na Universidade de Brasília tendo como foco principal a participação institucional (tríade acadêmica) na experiência. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A percepção da tríade acadêmica e dos agentes acadêmicos através da Competência em Informação (CoInfo) : uma experiência na Biblioteca Central da Universidade de Brasília com os Jovens Talentos para a Ciência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília. Biblioteca Central | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biblioteca universitária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following case study aims to understand the experience of CoInfo (Information competency) lived by students who are part of “Science Young Talents” program at the University Of Brasília (UnB) Central Library. Due to the richness of this experience, this study was delimited to have a brief review from a student perspective the following aspects: own skills under the Information Competency view, the understanding of participating academic agents role (academic triad) and the role of teaching, research and extension of this degree (university triad). Therefore, the following matter of investigation is presented: what is the impact on education offered by University Of Brasília (UnB) Central Library team under the subject “Practice of research to Scientific Initiation” over student’s understanding about their competences acquired related and articulated to university context? In order to clarify this question, the objective is to investigate how training skills applied to the group are organized and what are the students understanding on “Young Talents” program for science about their skills and university environment. The hypothesis confirmed in this work, is that, through trainings sponsored by professors and librarians, from a student perspective, it was possible to contribute on the development of its autonomy through stimulated competences and the role of university and academic triad inside this environment. Starting from the typification of training and its estimated competency, the investigation methodology was based on case study of quality and quantitative matter and had as the University of Brasilia previous history and also UnB Central Library as a scenario, through theories that sustain the Information Competency (MCCLELLAND, 1973; ZARIFIAN, 2008; SANTOS, 2016) and significative apprenticeship (FREIRE, 1978, 1999, 2005; AUSUBEL, 2000, 1980). Starting from a questionnaire inspired by specific contexts it was possible to collect quality and quantitative data needed to understand the issue. The research data shall be analyzed, separated as indicators and categorized to be and later debated in light of the described. The research contributes to provide a pioneer perspective inside Information Competency training at the University of Brasília having as main focus the institutional participation (academic triad) on this experience. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|